Celepar apresenta soluções agro no Show Rural 2024

Evento ocorreu entre 5 e 9 de fevereiro e contou com apresentações de diversas tecnologias voltadas ao agronegócio.
Publicação
09/02/2024 - 16:49
Editoria

Na 36º edição do Show Rural, que aconteceu na cidade de Cascavel entre 5 e 9 de fevereiro, a Celepar apresentou o seu portfólio de soluções voltadas ao desenvolvimento do agronegócio no Paraná.

Essas soluções contribuem, por exemplo, para que os órgãos de fiscalização possam ter acesso a informações sobre animais e produtos vegetais presentes no Paraná ou que passam por ele.

As tecnologias também facilitam o monitoramento da venda e do uso de agrotóxicos, além de permitir que o produtor acesse serviços como a comprovação de seu rebanho ou a emissão da Guia de Trânsito Animal de maneira rápida e simples.

“São contribuições da companhia para um dos principais agentes da economia do estado e do país. É importante que o nosso DNA de tecnologia e inovação se expresse neste setor de grande importância”, comenta o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa.

Durante o evento, além de comentar sobre o futuro da tecnologia no campo, ele apresentou as soluções Sistema de Defesa Sanitária Animal, Compra Direta, o aplicativo Paraná Agro, o Sistema de Produtor, o Siagro, entre outros. Conheça um pouco sobre cada um desses sistemas:

SISTEMA DE DEFESA SANITÁRIA ANIMAL – Há mais de 20 anos, o sistema é responsável, principalmente, pela geração da Guia de Trânsito Animal - documento obrigatório para a realização de transporte de animais. 140 mil guias são emitidas mensalmente. Com esses documentos, os fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) podem acompanhar a movimentação de rebanhos.

Por meio desse sistema, a Adapar também acessa informações como quais espécies um produtor explora, o saldo de animais e as certificações e habilitações necessárias em cada propriedade.

COMPRA DIRETA – Trata-se de um programa criado para possibilitar que o Estado adquira alimentos de cooperativas e associações da agricultura familiar. Esses alimentos são direcionados à rede de assistência social do Estado - como cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, hospitais filantrópicos, etc.

Em 2024, o programa contempla 179 pequenas cooperativas e associações da agricultura familiar com vistas à entrega de produtos alimentícios no início deste ano. O investimento será de quase R$ 60 milhões.

O programa conta com um sistema desenvolvido pela Celepar que realiza uma única chamada pública para aquisição dos itens alimentícios e para o atendimento às entidades beneficiárias, tudo em um único processo. A plataforma também faz o registro de todas as etapas do processo.

PARANÁ AGRO — Com o app desenvolvido pela Celepar, os produtores têm acesso a dados e serviços da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Estão disponíveis, por exemplo, atualizações diárias de preços de produtos em diversas regiões do Paraná, preços de terras nos municípios, números da produção paranaense e o Valor Bruto de Produção. O Paraná Agro ainda pode ser usado para fazer a atualização cadastral de rebanhos.

SIAGRO – O sistema é responsável pelo monitoramento do comércio e do uso de agrotóxicos no Paraná. A solução armazena informações de todos os receituários e vendas de agrotóxicos, fertilizantes e adjuvantes no estado. Mensalmente, cerca de 80 mil vendas são registradas. O sistema ainda provê serviços ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA), para monitoramento de profissionais do setor.