Celepar apresenta soluções para municípios na Smart City Expo 2024

Durante o evento, a companhia apresentou soluções voltadas aos municípios e demonstrou como a tecnologia pode poupar o tempo do cidadão paranaense.
Publicação
21/03/2024 - 17:41
Editoria

A Celepar esteve presente na 5ª edição da Smart City Expo — evento que aconteceu entre esta quarta (20) e sexta-feira (22), em Curitiba, com o objetivo de reunir iniciativas voltadas à inovação urbana e cidades inteligentes. A companhia ocupou o estande Smart Paraná, espaço do Governo do Estado que apresentou mais de 20 painéis sobre projetos e investimentos, onde também foram gravados podcasts diários.

Durante o evento, na quinta-feira (21), o diretor-presidente, Gustavo Garbosa, falou sobre as soluções voltadas aos municípios, dando enfoque à Inteligência Artificial (IA).

“A Celepar estebeleceu um foco nas IAs, que podem ser grandes aliadas no sentido de impulsionar o desenvolvimento dos municípios paranaenses”, disse. “Também estamos investindo em produtos escaláveis, que podem ser levados para qualquer lugar, melhorando não só a vida dos paranaenses, mas também de outros estados e países.”

Garbosa apresentou ainda o projeto Celepar Cid@des, que contempla o desenvolvimento de um portal para o município, implantação de wi-fi público, cadastro na plataforma Paraná Negócios (que promove a conexão entre indústrias e municípios), entre outras ações.

Também nesta quinta (21), o diretor de Mercado da companhia, André Telles, conduziu uma apresentação sobre como como a transformação digital pode poupar o tempo do cidadão.

"A tecnologia pode ser empregada para otimizar o nosso tempo. Com a inteligência artificial, a automação e outros recursos, conseguimos agilizar processos e oferecer serviços públicos mais eficientes", afirmou o diretor.

Conheça algumas soluções que a Celepar apresentou na Smart City 2024:

Paraná Negócios — A plataforma, lançada em 2023, promove o encontro entre municípios e empresas com interesses em comum. Através da solução, os municípios podem divulgar as oportunidades e o potencial da sua região na vitrine de negócios. Assim, as indústrias e comércios podem buscar a cidade que melhor atende suas necessidades, analisando informações como capacidade logística, terrenos disponíveis, incentivos fiscais, mão de obra especializada, fornecedores e consumidores em potencial.

Descomplica Paraná — O programa, que conta um sistema desenvolvido pela Celepar, tem como objetivo a desburocratização do processo de aberturas de empresas no Estado. Segundo a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), o Paraná ocupou em 2023 a 2º colocação no ranking de estados mais ágeis para abertura de empresas.

Sidora — O sistema desenvolvido pela Celepar, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa),  tem como objetivo reunir informações sobre síndromes e doenças raras, buscando aprimorar políticas públicas voltadas a esse público no Paraná a partir da análise de dados. Mais de 200 pessoas já estão cadastradas no programa.

Chamada Inteligente — A solução de reconhecimento facial agiliza o processo de chamada nas salas de aula. Com a ferramenta, o professor tira de uma a quatro fotos da turma, o sistema reconhece os estudantes nas imagens e concede a presença automaticamente. Tudo é feito por meio do aplicativo Escola Paraná Professores ou pelo Registro de Classe Online (acessado em um navegador de internet), também desenvolvidos pela Celepar.

Primeiro Emplacamento Digital — O serviço pode ser feito pelo celular ou computador e representa uma economia de R$ 52,10 para o bolso paranaense, graças à dispensa da etapa de vistoria. O cidadão pode iniciar o processo online, no portal do Detran-PR ou no aplicativo Detran Inteligente, inserindo as informações da nota fiscal eletrônica (emitida após a conclusão da compra do veículo), documento de identificação e uma foto com o documento de identificação.