Celepar celebra 59 anos lembrando contribuições para a transformação digital do Estado

Neste mês, no dia 24, a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) completou 59 anos. O aniversário foi celebrado durante evento na tarde desta quinta-feira (30), em Curitiba.
30/11/2023 - 17:45

As realizações da companhia ao longo das últimas décadas foram lembradas durante a comemoração. Um importante marco foi a criação do PIÁ (Paraná Inteligência Artificial) em 2019. Ele é uma plataforma digital que oferta mais de 700 serviços públicos à população de forma online. Por meio da ferramenta, mais de 600 mil usuários cadastrados podem, por exemplo, gerar códigos para pagamento de contas de água e luz ou agendar horário para procurar vagas de emprego em uma Agência do Trabalhador.

Outra realização importante foi o lançamento, em 2016, do aplicativo Nota Paraná. O programa, lançado pelo Governo do Estado no ano anterior, incentiva a emissão de notas fiscais por estabelecimentos comerciais e recompensa os consumidores que solicitam notas nas compras. Por meio do sistema da Celepar, foram emitidas 310 mil notas fiscais eletrônicas e 1,7 bilhão de notas fiscais do consumidor eletrônicas em 2023.

Além disso, muitos outros serviços ao cidadão foram realizados no Paraná por meio de sistemas ou operacionalização da companhia. Neste ano, foram cerca de 900 mil matrículas na rede estadual realizadas de forma online, 1 milhão de chamadas feitas ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e acompanhadas por meio de software da Celepar, além de 95 mil registros de ocorrências no aplicativo 190, da Polícia Militar do Paraná, também desenvolvido pela empresa.

"Eu vejo um futuro muito promissor para a Celepar. Somos capazes de conquistar muito mais do que meio milhão, que é o faturamento deste ano. Podemos transformar a vida do cidadão por meio de soluções, entender as dores e desafios da sociedade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses”, disse Gustavo Garbosa, diretor-presidente da companhia.

Guto Silva, secretário do Planejamento, afirmou que a empresa tem o desafio de atender às demandas de um governo que valoriza a inovação tecnológica. “Vocês têm o privilégio de olhar para o futuro. Num momento em que as coisas mudam tão rapidamente, isso é muito importante”, observou.

O professor e historiador Leandro Karnal foi convidado para dar uma palestra aos colaboradores a respeito dos desafios do futuro — e como se preparar para eles.

“Em 1964, o Brasil enfrentava um processo de inflação muito grande. O Brasil vivia uma polarização muito radical. Foi neste momento em que foi criada a Celepar. É uma empresa que nasce num momento de incerteza. E a grande lição é que vocês sobreviveram a várias experiências de dificuldades”, disse Karnal. “O grande segredo da Celepar é ter iniciado em uma época de dificuldades e ter se reinventado. O desafio de hoje é esse; tudo muda. A única constante é a mudança”, completou.

O evento contou ainda com homenagens aos funcionários que fazem aniversário de tempo de casa e com um momento para lembrar do aniversário das instituições parceiras da Celepar: a Funcel (Fundação Celepar) e Previcel (Previdência Privada da Celepar).

Presenças — Guto Silva, secretário de Estado de Planejamento; Luciana Casagrande, secretária de Estado da Cultura; Leandre Dal Ponte, secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; Luciana Carla da Silva Azevedo, controladora-geral do Estado; Wilson Bley, presidente do BRDE; Roni Miranda Vieira, secretário de Estado da Educação; Eduardo Bekin, presidente do Investe Paraná; Louise Garnica, secretária em exercício do Desenvolvimento Sustentável; Jorge Augusto Callado Afonso, diretor-presidente do IPARDES; Samia Saad Bonavides, subprocuradora geral do Ministério Público do Paraná; Márcia do Valle, secretária em exercício da Fazenda; Adriano Marcos Furtado, diretor-presidente do Detran/PR; Rose Traiano, presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná; e Cris Ricordi, superintendente da Ação Solidária.