Celepar comemora 56 anos com diversas inovações em sua história

A celebração aconteceu hoje de maneira remota, com uma live apresentada pelo presidente da companhia, Leandro Moura.
24/11/2020 - 18:54

A Celepar celebrou hoje 56 anos de história levando soluções em tecnologia que descomplicam a vida dos cidadãos paranaenses. Pela primeira vez, o evento de celebração do aniversário aconteceu remotamente, para preservar a saúde dos colaboradores.

Este ano, a companhia trabalhou com 95% de seu corpo funcional em teletrabalho, e entregou uma série de resultados que impactaram positivamente o papel do Estado, ampliando o leque de serviços digitais, preservando, assim, a saúde da população e também de servidores públicos que utilizaram ferramentas criadas pela Celepar para atuar de forma remota .

Nesta linha, diversas soluções surgiram para o enfrentamento da pandemia, como o Telemedicina Paraná, que em conjunto com o atendimento psicológico de forma online e gratuita, possibilitou o atendimento de mais de 11 mil pacientes pela  plataforma. Na área da saúde sistemas tem auxiliado na gestão de leitos de UTI para atender casos de Covid-19, sendo a base operacional da Secretaria da Saúde, trazendo também em tempo real aos gestores da pasta, dados para acompanhar a evolução da doença e das condições da assistência hospitalar em tempo real.

Um outro exemplo é  app 190, feito em parceria com a Polícia Militar ganhou o botão Covid-19, que possibilita ao cidadão realizar denúncias de locais com aglomerações de pessoas, com a opção de enviar fotos e vídeos. Assim, as forças policiais atendem as ocorrências, com o intuito de combater a proliferação do novo coronavírus.

Durante a live, o governador Carlos Massa Ratinho Junior ressaltou que "a Celepar nunca foi tão exigida num momento tão duro ocasionado pela pandemia, com as soluções que foram colocadas em prática, como a Telemedicina, entre tantos que ajudaram e estão ajudando a gestão na área da saúde e a prestação de serviço para a população."

Ele aproveitou a oportunidade para agradecer "a todos que fazem parte desta linda história ao longo dos 56 anos da Celepar, que tem ajudado a tornar o Paraná o Estado mais moderno do Brasil. Este é um grande objetivo nosso, para que possamos corresponder os anseios da população, pois nós, cidadãos e máquina pública, somos cada vez mais dependentes do setor de tecnologia,  portanto, é importantíssimo e estratégico o bom andamento da companhia, tanto em projetos já consolidados como o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), como também na criação de novas ferramentas de transparência, compliance e de prestação de serviços".

O vice-governador, Darci Piana, enalteceu o trabalho, esforço e qualificação da empresa, traduzidos na direção e no corpo funcional. "É imensamente gratificante ver esta dedicação especial das equipes da Celepar, trazendo resultados extraordinários em benefício ao Estado, e também, ao nosso país nesses 56 anos de história".

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, parabenizou a empresa pelo seu aniversário. "Nossa querida Celepar, pioneira na tecnologia pública no país e que representa o orgulho paranaense presente também no DNA do Governo do Estado. Parabéns pelos seus 56 anos repletos de desafios nesse mundo conectado em que vivemos, e a todos que fazem essa história acontecer".

O presidente da Celepar, Leandro Moura, celebrou a data. “Chegamos a 56 anos com muito orgulho. Tivemos um ano totalmente atípico, em que uma pandemia trouxe, num contexto geral, muitas adversidades. Conosco, não foi diferente, porém, foi uma grande oportunidade em que nos reinventamos, nos adaptamos rapidamente ao teletrabalho e conseguimos ampliar o leque de serviços digitais tanto ao nosso cidadão, quanto aos gestores públicos em nosso Estado. Isto não seria possível tem toda a dedicação de cada colaborador da Celepar, e também, do apoio recebido pelo Governo do Estado", enalteceu Moura.

Banco de Ideias

Em meio à celebração, Leandro Moura lançou um projeto voltado aos colaboradores da Celepar, porém, que tem como objetivo trazer soluções inovadoras para a gestão pública. “A iniciativa se chama Banco de Ideias, e tem como objetivo incentivar as mentes dos talentos que temos em nossa casa, ao promover a cultura de inovação com ideias inovadoras, elas podem ajudar ainda mais a administração pública”.

História

Fundada em 1964 com o nome Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná, a Celepar é a mais antiga empresa pública do país, criada com a finalidade de prestar serviços de informática a todos os órgãos e entidades que integram a administração pública estadual.

Em 1965 a companhia teve o seu primeiro computador, entre os serviços que marcaram época, esteve o sistema de teleprocessamento para identidades em 1980, pioneiro na identificação de RG's duplicados, e o recadastramento eleitoral em 1986 feito em tempo recorde, onde os cidadãos paranaenses foram os primeiros do país a receberem os novos títulos de eleitor.