Celepar fortalece a segurança pública no Paraná com o uso da tecnologia ‌

Soluções auxiliam e agilizam o trabalho as forças policiais e da administração pública
Publicação
28/06/2023 - 11:00
Editoria

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da segurança pública do Estado do Paraná. Com o uso de soluções tecnológicas inovadoras, a empresa tem auxiliado as autoridades a aprimorar a prevenção de crimes, a resposta a emergências e a promoção da ordem pública.

‌Uma das soluções desenvolvidas pela Celepar é o Boletim de Acidente de Trânsito sem vítimas (BATEU). Esse sistema permite o registro, armazenamento e análise de dados relacionados a acidentes de trânsito sem vítimas, fornecendo informações essenciais para a elaboração de políticas públicas e ações de prevenção. A iniciativa contribui para a identificação de áreas de maior incidência de acidentes, possibilitando uma atuação mais direcionada dos órgãos competentes.

‌Buscando agilizar o processo de registro de acidentes, a Celepar também desenvolveu o aplicativo BATEU Mobile, voltado para o uso das forças policiais, facilitando seu trabalho no trânsito, e ações mais efetivas de segurança viária.

“Com o uso dessas soluções tecnológicas, a Celepar tem desempenhado um papel significativo no fortalecimento da segurança pública no estado do Paraná. O compromisso da empresa em promover a inovação e fornecer tecnologia avançada contribui para a melhoria dos serviços de segurança, garantindo um ambiente mais seguro e tranquilo para os cidadãos paranaenses”, enalteceu Gustavo Garbosa, CEO da Celepar.

‌Outra solução tecnológica implementada pela Celepar é o aplicativo 190, que facilita o acesso rápido e eficiente aos serviços de emergência. Por meio desse aplicativo, os cidadãos paranaenses podem realizar chamadas de emergência diretamente para o serviço de atendimento, possibilitando uma resposta mais ágil das autoridades policiais, bombeiros e serviços de ambulância.

‌Além disso, o aplicativo 190 permite o envio de mensagens de texto e imagens, fornecendo informações adicionais para os operadores do serviço de atendimento, contribuindo para ações mais assertivas. Ele também possui o Botão do Pânico virtual, disponibilizado para mulheres que possuem medidas protetivas judiciais, estabelecendo um canal ágil com foco na prevenção à violência contra a mulher.

‌“A companhia reafirma seu compromisso contínuo em buscar soluções tecnológicas que auxiliem as autoridades no enfrentamento dos desafios da segurança pública, visando à proteção e ao bem-estar da população do Paraná”, finalizou Garbosa.