Celepar lança pacote de soluções para municípios, o Celepar Cid@des

O projeto consiste em uma série de soluções voltadas às gestões municipais, como o desenvolvimento de um portal para o município e a instalação de wi-fi público.
27/03/2024 - 18:09

A Celepar lançou em março o projeto Celepar Cid@des, que consiste em uma série de soluções voltadas às gestões municipais. O pacote compreende a instalação de wi-fi em áreas públicas e instituições municipais, a disponibilização da Chamada Inteligente (controle da frequência de estudantes por meio de reconhecimento facial), o cadastro na plataforma Paraná Negócios (que possibilita a conexão entre municípios e indústrias) e o desenvolvimento de um portal para o município, com integração das áreas de compras, transparência e ouvidoria (com o Sigo — Sistema Integrado de Gestão de Ouvidoria).

Além disso, os municípios que aderirem ao projeto também poderão utilizar o GIT Mobi — solução que possibilita a lavratura de autos de infração pelo agente de trânsito por meio de um smartphone — e o GSUS (Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS), uma plataforma para gestão de unidades de assistência de saúde (como hospitais e clínicas) que operam segundo as regras do Sistema Único de Saúde.

“Toda a nossa experiência de quase 60 anos atendendo o Governo do Paraná, ajudando a torná-lo um exemplo de gestão, inovação e tecnologia, estamos trazendo para os municípios”, diz André Telles, diretor de Mercado da Celepar. “São produtos já consolidados que ajudam o município a se tornar mais eficiente, ter mais agilidade e dispor de produtos que correspondam ao que hoje há de mais moderno em termos de tecnologia para governo.”

Chamada Inteligente — Implantada em 1,7 mil colégios da rede estadual de ensino e em uma escola em Lisboa (Portugal), a Chamada Inteligente é uma solução que utiliza reconhecimento facial para registrar a frequência dos estudantes, agilizando o processo de chamada nas salas de aula.

Com ela, basta que o professor tire de uma a quatro fotos da turma para que o sistema reconheça os estudantes nas imagens (comparando as fotos às imagens cadastradas de cada aluno) e conceda a presença automaticamente.

As fotos do cadastro biométrico e do registro da frequência não ficam armazenadas no dispositivo. As imagens são enviadas ao servidor da Celepar, criptografadas e não podem ser acessadas diretamente, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Paraná Negócios — Lançada em 2023, a plataforma Paraná Negócios é uma ferramenta que promove o encontro entre municípios e empresas com interesses em comum. Com ela, as indústrias e comércios podem buscar a cidade que melhor atende suas necessidades, analisando informações como capacidade logística, terrenos disponíveis, incentivos fiscais, mão de obra especializada, fornecedores e consumidores em potencial.

Já os municípios podem encontrar grandes empresas que estão chegando ao estado e utilizar a plataforma como uma vitrine, apresentando seus benefícios para atrair investidores.

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, afirma que o Paraná Negócios vai possibilitar o crescimento dos municípios. “Quem ganha é o cidadão, com mais oportunidades, geração de emprego e melhorias na cidade, além da agilidade de serviços públicos”, afirma.

GIT Mobi — Com o GIT Mobi — Talonário Eletrônico, os agentes de trânsito podem realizar a lavratura de autos de infração de trânsito por meio de um smartphone. Nele, ainda é possível consultar informações de veículos e condutores, além de registrar imagens, consultar e imprimir autos de infração e obter a assinatura do condutor.

GSUS — O Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS) é uma aplicação web para gestão de unidades públicas e privadas de assistência de saúde (como hospitais, prontos-socorros, clínicas ambulatoriais, laboratórios, farmácias, centros de diagnóstico e centrais de regulação) que operam segundo as regras do SUS — Sistema Único de Saúde.

O sistema pode operar de forma integrada ao complexo de regulação, possibilitando a estruturação de programação, regulação de acesso, auditoria e faturamento.

Ouvidoria — O Sistema Integrado de Gestão de Ouvidoria (SIGO) possibilita o cadastro de manifestações pelos cidadãos e o acompanhamento, pela ouvidoria, dos trâmites e providências em relação às manifestações registradas.

Com a solução, é possível acompanhar o andamento dos casos, controlar prazos, além de gerir e fornecer informações. O sistema também gera indicadores sobre os atendimentos, com o intuito de monitorar o desempenho dos serviços prestados ao cidadão.

Serviço — Os municípios interessados em aderir ao Celepar Cid@des devem enviar um e-mail para cidades@celepar.pr.gov.br para obter mais informações sobre o processo de contratação.