Celepar marca presença em evento de segurança cibernética do GTD.GOV

Experiências compartilhadas fortalecem a atuação cooperativa no âmbito da transformação digital
22/06/2023 - 19:28

A Celepar marcou presença no evento de Segurança Cibernética que fez parte das atividades do Grupo de Trabalho de Transformação Digital das unidades da Federação (GTD.GOV) e ABEP-TIC (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC), realizado em Manaus/AM, no período de 14 a 16 de junho. O evento ocorreu no âmbito do Fórum CONSAD Express (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração).

Com o objetivo de compartilhar experiências em projetos e iniciativas relacionadas à segurança da informação, a Celepar enviou seus representantes, Danilo Scalet e Winfried Schumann, para participar do evento. Winfried Schumann, encarregado de proteção de dados (DPO) da Celepar, ressaltou a importância de eventos como esse para a troca de conhecimentos e a busca por melhores práticas em segurança cibernética.

Durante o evento, destacaram-se palestras relevantes, como a do representante do INCD (Israel National Cyber Directorate), que apresentou a abordagem de segurança cibernética adotada em Israel. O INCD atua em colaboração com entidades governamentais, infraestrutura, municípios e o Banco Central, buscando uma abordagem abrangente de segurança cibernética. O palestrante também compartilhou dicas importantes para uma abordagem eficaz de segurança cibernética.

Outra apresentação de destaque foi a do consultor sênior do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para segurança cibernética, Santiago Paz. Ele abordou os desafios e lacunas observados nos níveis de maturidade de vários países latino-americanos, incluindo o Brasil. O palestrante enfatizou a importância de marcos institucionais, regulatórios e educacionais, bem como a necessidade de cooperação para lidar com a segurança cibernética.

Representantes do governo federal também realizaram apresentações, abordando a estrutura jurídica e os desafios enfrentados em relação à segurança cibernética.

A participação da Celepar no evento reforça seu compromisso em se manter atualizada e buscar soluções inovadoras para garantir a segurança digital. A troca de conhecimentos e a constituição do Grupo de Trabalho de Segurança da Informação no âmbito do GTD.GOV permitirão uma atuação cooperativa entre os estados, fortalecendo as ações de segurança cibernética em todo o país.