Chamada virtual, plataforma de negócios e app do turismo marcam inovações da Celepar

Em 2023, a Celepar criou plataformas, implementou novos recursos tecnológicos e aprimorou sistemas utilizados pelo governo e pelo cidadão. O PIÁ (Paraná Inteligência Artificial), por exemplo, passou por uma reformulação para se tornar ainda mais prático.
Publicação
26/12/2023 - 11:18
Editoria

As áreas da educação, trânsito, governo digital, turismo, finanças públicas e soluções para municípios estão entre os destaques em inovações tecnológicas introduzidas em 2023 pelo Governo do Estado por meio da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná).

A Companhia criou plataformas, implementou novos recursos tecnológicos e aprimorou sistemas utilizados pelo governo e pelo cidadão. O PIÁ (Paraná Inteligência Artificial), por exemplo, passou por uma reformulação para se tornar ainda mais prático. Agora, a interface se adapta às diferentes dimensões de telas de celular.

O PIÁ é uma solução de inteligência artificial para oferta de serviços públicos à população de forma simples e intuitiva. São mais de 600 mil usuários cadastrados que podem usufruir de mais de 700 serviços publicados, distribuídos entre Governo do Estado do Paraná, municípios e serviços federais.

Alguns dos serviços contemplados pelo sistema são geração de código para pagamento da conta de água e luz; consulta ao crédito no Nota Paraná; matrícula na rede estadual; agendamento de horário para procurar vaga de emprego em uma Agência do Trabalhador; emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e); acionamento do Botão do Pânico Virtual, destinado a vítimas de violência doméstica; abertura, alteração e fechamento de empresas da Junta Comercial; entre outros.

A Celepar também lançou neste ano a plataforma Paraná Negócios, uma ferramenta que promove o encontro entre municípios e empresas com interesses em comum. Com ela, as indústrias e comércios podem buscar a cidade que melhor atende suas necessidades, analisando informações como capacidade logística, terrenos disponíveis, incentivos fiscais, mão de obra especializada, fornecedores e consumidores em potencial.

Já os municípios podem encontrar grandes empresas que estão chegando ao Estado e utilizar a plataforma como uma vitrine, apresentando seus benefícios para atrair investidores.

Outra solução foi o Portal dos Municípios, que ganhou em novembro um novo recurso. Com ele, as cidades paranaenses têm a possibilidade de acessar o Relatório de Produtor Rural. Dessa forma, as gestões municipais do Paraná têm acesso a informações relacionadas às notas fiscais emitidas por produtores rurais registrados em suas respectivas áreas de jurisdição.

Assim, a ferramenta permite um acompanhamento mais eficiente da produção rural nos territórios municipais e, com isso, promove melhor fiscalização e uma visão mais abrangente sobre aquilo que é produzido localmente.

“Tivemos um ano de muita inovação e de avanços na implementação de um governo cada vez mais digital. Seguimos em uma busca contínua por novas tecnologias, entendendo como são aplicadas ao redor do mundo, adaptando-as à nossa realidade e trabalhando para que sirvam ao propósito de tornar mais fácil o dia a dia de cada pessoa”, diz Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar.

Educação

Em fevereiro 2023, por exemplo, foi implantada em 1,7 mil colégios da rede estadual de ensino a chamada inteligente: uma solução de reconhecimento facial desenvolvida pela Celepar que agiliza o processo de chamada nas salas de aula.

Com ela, basta que o professor tire de uma a quatro fotos da turma para que o sistema reconheça os estudantes nas imagens (comparando as fotos às imagens cadastradas de cada aluno) e conceda a presença automaticamente. Tudo é feito por meio do aplicativo Escola Paraná Professores ou pelo Registro de Classe Online (acessado em um navegador de internet), também desenvolvidos pela Celepar.

As fotos do cadastro biométrico e do registro da frequência não ficam armazenadas no dispositivo. As imagens são enviadas ao servidor da Celepar, criptografadas e não podem ser acessadas diretamente, somente via data center da Celepar, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

No segundo semestre, a tecnologia foi implantada, também, na United Lisbon International School (em Lisboa, Portugal), uma das principais instituições de ensino daquele país. O Governo do Estado havia fechado em maio o acordo para a exportação da solução.

Trânsito

A Celepar lançou em junho, para o Detran/PR, o Primeiro Emplacamento Digital, que já foi utilizado para emplacar cerca de 3 mil veículos no Paraná desde então. O serviço online pode ser feito pelo celular ou computador e representa uma economia de R$ 52,10 para o cidadão, graças à dispensa da etapa de vistoria.

Além dessa plataforma, também foi lançado o sistema Renave Usados, que permite o controle de estoque das concessionárias e revendedoras de veículos, trazendo mais agilidade e segurança jurídica nos processos de transferência de propriedade. O Renave (sigla para Registro Nacional de Veículos em Estoque) foi aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e lançado em agosto.

Outra solução criada para o Detran/PR neste ano foi o recurso que permite que condutores entreguem as carteiras cassadas ou suspensas de maneira online. Em processos de suspensão ou cassação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), os condutores, até então, tinham de entregar o documento de habilitação presencialmente, na sede do Detran ou em algum Centro de Formação de Condutores (CFC). Agora, esse processo pode ser feito pelo site do Detran/PR.

Fazenda

Em setembro, foi lançado o Portal de Devedores do Paraná, desenvolvido pela Celepar para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Receita Estadual do Paraná. A plataforma oferece uma série de funcionalidades tanto para os contribuintes quanto para os órgãos envolvidos na arrecadação e controle de débitos fiscais.

O portal permite, por exemplo, a consulta de devedores por CNPJ ou por nome. É possível filtrar as buscas por tipos de créditos e valores. Isso significa que qualquer cidadão, empresa ou entidade pode acessar informações detalhadas sobre os devedores junto ao Estado, tornando o processo de cobrança e controle mais acessível e transparente.

Além disso, os contribuintes podem acessar as dívidas e gerar a guia de recolhimento simplesmente clicando no link correspondente ao débito, sem a necessidade de fornecer informações adicionais. Essa funcionalidade economiza tempo e torna mais eficiente a regularização de pendências fiscais.

Turismo

A Celepar criou neste ano o aplicativo turístico Viaje Paraná+, em parceria com as secretarias estaduais do Turismo e das Cidades. Desde outubro, uma versão de testes foi disponibilizada às prefeituras e órgãos municipais do setor para que alimentem a plataforma com informações de suas cidades. Ela será lançada para o cidadão em fevereiro de 2024.

O app terá informações sobre atrativos, hospedagem, alimentação, comércio, serviços e infraestrutura dos destinos paranaenses.

Inicialmente, ele abrangerá os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Posteriormente, todas as cidades paranaenses deverão ser adicionadas. Também serão incluídos dados fornecidos pelas secretarias estaduais da Cultura e do Esporte.

Para o cidadão, o Viaje Paraná+ funcionará como um guia turístico digital, apresentando informações sobre gastronomia, arte, cultura, esporte e aventura em cada destino escolhido – assim como no portal Viaje Paraná. Também será possível encontrar locais por geolocalização, planejar rotas temáticas de acordo com o estilo de turismo preferido, além de checar o calendário de eventos e compartilhar as experiências.

Já para os gestores públicos, o aplicativo tem outras funcionalidades. Ele fornece um painel de gestão, com indicadores como palavras mais buscadas, mapa de calor (de concentração de turistas), segmentação turística por região, além de dados do Cadastur (cadastro do Ministério do Turismo) e estudos de demanda. Assim, a partir da identificação de preferências e demandas, os gestores podem mapear oportunidades e criar estratégias para desenvolver o potencial turístico e, consequentemente, econômico de seu município.