Com soluções da Celepar, Detran agiliza processos de recolhimento de CNH e emissão de laudo especial

Parceria entre Celepar e Detran/PR promove soluções que economizam tempo e recursos e melhoram a qualidade dos serviços de trânsito.
23/10/2023 - 11:48

No último mês, a Celepar entregou duas novas soluções ao Detran/PR. Elas agilizam os processos de emissão do laudo especial e de entrega da CNH suspensa ou cassada por parte do cidadão.

Em processos de suspensão ou cassação de CNH, os condutores, até então, tinham de entregar o documento de habilitação presencialmente, na sede do Detran ou em algum Centro de Formação de Condutores (CFC). Agora, esse processo pode ser feito online. Basta que o cidadão entre em sua conta no site do Detran/PR, clique na opção “Mais Serviços” e busque por “Entregar/Retirar CNH Suspensa ou Cassada”. Após a finalização do procedimento, o condutor assina digitalmente o termo de entrega da habilitação e inicia o cumprimento da penalidade de suspensão ou cassação.

Desde 3 de setembro, quando essa funcionalidade passou a estar disponível, 21 processos de entrega já foram feitos de maneira online.

Laudo especial — Pessoas com deficiência que são condutoras podem obter o laudo especial no Detran para solicitar isenção de impostos como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Uma nova funcionalidade agilizará esse processo. Ainda em fase piloto, a solução disponibilizará o laudo médico de maneira online, logo após a consulta — sem necessidade de buscar o documento presencialmente no Detran.

“Foi um projeto desafiador. Precisamos desenhar várias coisas que eram relativamente novas no começo da construção do projeto, como certificado digital para autenticação e assinatura digital”, conta Leonardo Binato, analista da Celepar envolvido no projeto.

Parceria entre Celepar e Detran/PR — Igor Garbo, Gestor de Relacionamento com o Cliente, ressalta o impacto da parceria entre Detran e Celepar na vida do cidadão. Segundo ele, o resultado dessa relação pode ser observado nas soluções que economizam tempo e recursos e melhoram a qualidade dos serviços de trânsito.

“Essa parceria e os projetos advindos dessa relação não apenas simplificam processos, mas também promovem a transparência, eficiência e segurança nos serviços públicos, tornando o estado do Paraná um exemplo a ser seguido em inovação e modernização governamental", afirma. "Isso tem sido possível porque contamos com uma equipe competente e comprometida com os desafios.”