Conheça as soluções que a Celepar desenvolveu para o produtor rural e o agronegócio

Sistemas são voltados, por exemplo, ao controle e fiscalização de animais, produtos vegetais e agrotóxicos presentes no estado.
Publicação
29/01/2024 - 15:09
Editoria

O portfólio de produtos da Celepar conta com diversas soluções voltadas ao agronegócio, seja para o produtor rural ou para instituições vinculadas ao setor. Esses sistemas podem auxiliar, por exemplo, os órgãos de fiscalização a ter acesso a informações sobre animais e produtos vegetais presentes no estado ou que passam por ele. As soluções também podem contribuir no monitoramento da venda e do uso de agrotóxicos, além de permitir que o produtor acesse de forma simples e rápida serviços como a comprovação de seu rebanho ou a emissão da Guia de Trânsito Animal (necessária para transportá-los).

“Fornecemos ferramentas que fortalecem desde a agricultura familiar até a gestão eficiente do trânsito agropecuário. Estamos comprometidos em continuar sendo a força propulsora da transformação tecnológica no campo, contribuindo para o crescimento e a excelência do setor agropecuário paranaense", diz o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa.

As soluções voltadas ao produtor rural e ao agronegócio serão apresentadas pela Celepar durante o Show Rural Coopavel 2024, que acontece entre os dias 5 e 9 de fevereiro em Cascavel. Conheça-as:

Compra Direta — O programa Compra Direta Paraná foi criado para possibilitar que o Estado adquira de forma emergencial alimentos de cooperativas ou associações da agricultura familiar. Esses alimentos são destinados diretamente à rede de assistência social do Estado, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos.

O programa conta com um sistema desenvolvido pela Celepar que possibilita a realização de uma única chamada pública para aquisição dos itens alimentícios e para o atendimento às entidades beneficiárias — tudo em um único processo.

A plataforma também registra todas as etapas do processo, desde o cadastro dos agricultores e a apresentação das propostas de fornecimento até a classificação das organizações, a habilitação e o controle da execução de cada contrato.

Em 2023, o programa Compra Direta contemplou 179 pequenas cooperativas e associações da agricultura familiar com vistas à entrega de produtos alimentícios no início deste ano.

Sistema de Defesa Sanitária Animal — Em atividade há mais de 20 anos, o Sistema de Defesa Sanitária Animal tem como um de seus principais serviços a geração da Guia de Trânsito Animal, documento obrigatório para que o produtor rural possa transportar animais. Mensalmente, são emitidas cerca de 140 mil guias.

Com esses documentos, os fiscais da Adapar, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, podem acompanhar a movimentação de rebanhos no estado.

Por meio desse sistema, a Adapar também pode acessar informações como quais espécies um produtor explora, o saldo de animais e as certificações e habilitações necessárias em cada propriedade.

Sistema do Produtor — O Sistema do Produtor é uma ferramenta útil para quem possui animais de produção. Os criadores podem acessar o sistema para fazer a atualização cadastral do seu rebanho, exigida pela Adapar.

Os produtores também podem usar a plataforma para comprovar seu rebanho durante as campanhas de comprovação.

App Paraná Agro — A Celepar desenvolveu o aplicativo Paraná Agro para facilitar o dia a dia dos produtores. Com a plataforma, eles têm acesso a dados e serviços da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Estão disponíveis, por exemplo, atualizações diárias de preços de produtos em diversas regiões do estado, preços de terras nos municípios, números da produção paranaense e o Valor Bruto de Produção.

O Paraná Agro ainda pode ser usado para fazer a atualização cadastral de rebanhos.

O app é gratuito e pode ser baixado na Play Store ou na App Store.

SISTRAN – Sistema de Trânsito Agropecuário — O Sistema de Trânsito Agropecuário, ou SISTRAN, foi criado pela Celepar para manter os registros de todo trânsito animal, de produto vegetal e de produtos de origem animal no Paraná. Atualmente, há cerca de 5,5 mil registros mensais de movimentação de animais e produtos vegetais que entram ou saem do Paraná.

Além disso, a ferramenta permite o controle dos corredores sanitários para o trânsito de animais de outros estados, que são importantes para a manutenção da área livre de febre aftosa no Paraná — que recebeu em 2020 o reconhecimento nacional de livre de febre aftosa sem vacinação e, em maio de 2021, o reconhecimento internacional pela OIE (Organização Mundial da Saúde Animal).

Sistema de Defesa Sanitária Vegetal — O sistema pode ser usado por produtores rurais para a emissão da Permissão de Trânsito Vegetal — são cerca de 3 mil emitidas mensalmente.

A ferramenta também centraliza informações de todo o estoque de produtos de origem vegetal certificados no Paraná. Hoje, há 540 tipos de produtos controlados pelo sistema.

SIAGRO – Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos — O SIAGRO é o sistema responsável pelo monitoramento do comércio e do uso de agrotóxicos no Paraná. Ele armazena informações de todos os receituários e vendas de agrotóxicos, fertilizantes e adjuvantes no estado. Cerca de 80 mil vendas são cadastradas mensalmente.

O sistema ainda provê serviços ao CREA, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, para monitoramento de profissionais do setor.