Curso de smartphone para idosos tem nova edição no dia 25

Intitulado “Workshop Smartphone Conecta+”, o curso acontecerá no dia 25 de outubro, no plenário da Alep.
Publicação
19/10/2023 - 14:45
Editoria

Estão abertas as inscrições para a nova edição do curso de smartphone para idosos, realizado pela Celepar em parceria com a Alep (Assembleia Legislativa do Paraná). Intitulado “Workshop Smartphone Conecta+”, o curso acontecerá no dia 25 de outubro, no plenário da Alep.

Serão duas turmas, com 50 vagas para cada. Uma terá atividades pela manhã, das 9h às 12h, e a outra durante a tarde, das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas até as 17h do dia 24/10 por mensagem de WhatsApp ou ligação para o número (41) 9 9131-5494. Para participar, é preciso ter a partir de 60 anos.

O workshop será ministrado por colaboradores da Celepar e contará com exercícios práticos — portanto, é necessário que os participantes levem seus smartphones com a bateria carregada. Cada idoso também receberá uma caneta touch screen, para facilitar a seleção de ícones na tela do celular.

As atividades têm foco no uso de aplicativos, incluindo plataformas do Governo do Paraná, como a Farmácia Popular, o Menor Preço (para pesquisar o menor valor de um produto em estabelecimentos de sua região), o app 190 (para acionar a Polícia Militar) e o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ) — plataforma que promove o acesso online a serviços públicos do Governo do Estado e a informações oficiais.

“É nosso papel enquanto governo garantir a inclusão digital do idoso”, diz Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar. “Capacitar pessoas para o acesso a plataformas digitais significa assegurar a elas o pleno exercício da cidadania, uma vez que a internet é um importante meio de utilizar serviços e encontrar informações.”

Rose Traiano, presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Alep, diz ter ficado contente com a adesão à edição passada do curso, que reuniu cerca de 130 participantes nos dias 5 e 6 de outubro.

"Isso comprova como os idosos têm sede de aprender, conhecer coisas novas e se sentirem incluídos no mundo digital”, afirma.

Programa de inclusão digital — A Celepar já realizou treinamentos em tecnologia para aproximadamente 15 mil idosos em 97 municípios paranaenses. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa, criado pela companhia em 2013. 

Serviço:

Workshop Smartphone Conecta+

Quando: 25/10, das 9h às 12h ou das 14h às 17h.

Onde: Assembleia Legislativa do Paraná — Praça Nossa Senhora de Salete, s/n - Centro Cívico, Curitiba.

Valor: Gratuito.

Vagas: 100 (50 por turma).

Inscrições: Até as 17h do dia 24/10 por mensagem de WhatsApp ou ligação para o número (41) 9 9131-5494.