Detran divulga horários de final de ano e comunica sobre indisponibilidade no sistema

Festividades de Natal, Ano Novo e atualização de sistema alteram horários dos atendimentos nas unidades.
Publicação
21/12/2023 - 17:09
Editoria

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) informa que, em razão das festividades de Natal, Ano Novo e a necessária atualização do sistema, os horários de funcionamento das unidades serão alterados em todo o Estado durante este período. O fechamento do departamento abrange os dias 22, 25 e 29 de dezembro e 1º de janeiro de 2024. Dos dias 26 a 28 de dezembro, a autarquia funciona normalmente das 8h às 17h e, após o recesso, retoma com o expediente normal no dia 02 de janeiro de 2024.

PORTAL DE SERVIÇOS – Entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro, o portal do Detran-PR estará com alguns serviços indisponíveis devido à manutenção e atualização dos sistemas por parte do Detran e da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFA), e de não haver expediente bancário. Desta forma, os cidadãos que necessitarem de algum serviço para ainda este ano, deverão solicitá-lo ao órgão até o dia 28 de dezembro. Os pagamentos realizados após este período serão compensados apenas a partir de 02 de janeiro.

E no período de 26 a 29 de dezembro, a emissão de guias poderá ser comprometida para veículos novos emplacados nesse período, com a normalização ocorrendo a partir de 1º de janeiro. Nos demais dias, o cidadão poderá contar com os serviços de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); 2º via da CNH; emissão de documentos; pagamentos de débitos e multas, inclusive por PIX; consulta de informações; primeiro emplacamento online; e mais de 80 serviços oferecidos de forma online.

IPVA – Para quem deseja fazer a emissão de guia do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024, esta se dará apenas a partir do dia 1º de janeiro. A SEFA informa que a disponibilização de guias de IPVA de veículos novos emplacados entre os dias 26 a 28 de dezembro também não serão passíveis de emissão de guias no portal para o proporcional de 2023. No entanto, comunica que tais guias possuem 30 dias de vencimento e que a partir de 1º de janeiro de 2024 também estarão disponíveis para emissão.

Fonte: Detran/PR e SEFA/PR