Detran e Celepar promovem Encontro Técnico das Autoridades de Trânsito do Paraná

30/10/2018 - 17:35

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) promoveu nessa terça-feira (23), em Curitiba, um encontro técnico com autoridades de trânsito do Estado que estão integradas ao Sistema Nacional de Trânsito. O evento teve como público-alvo gestores e equipes operacionais e incluiu palestras e discussões sobre legislação e fiscalização, as mudanças e impactos na segurança viária.

“A parceria entre os órgãos de trânsito permite um melhor alinhamento dos profissionais que contribuirão diretamente para que o trânsito seja mais seguro, focando na redução de acidentes de trânsito e dessa forma beneficiando os cidadãos paranaenses.”, destacou o diretor-geral do Detran Paraná, Marcello Panizzi.

No evento foram abordadas questões sobre o Sistema de Gestão de Processos (GEPROC); sobre a Resolução 736/2018 do Denatran, relacionada ao parcelamento de multas; sobre o Sistema de Notificação Eletrônica e as alterações no Registro Nacional de Infrações. Os participantes também receberam orientações sobre a parte operacional do Sistema de Gestão de Infrações de Trânsito (GIT).

Para o presidente da Celepar, Tiago Waterkemper, é uma satisfação sediar anualmente a reunião da comunidade de usuários do GIT, “O encontro de hoje, além de reforçar a parceria entre Celepar e Detran, vai balizar o nosso plano de trabalho para o ano que vem com vistas ao aperfeiçoamento contínuo deste produto”, comenta.

Participantes

Participam do encontro representantes Departamento de Estrada e Rodagem (DER); o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), e vinte e seis municípios: Arapongas, Araucária, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Londrina, Maringá, Marmeleiro, Matelândia, Medianeira, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Quatro Barras, Sarandi, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Umuarama.

Celepar

A Celepar possui uma área (GSI-D) exclusivamente dedicada à produção de soluções para a área de trânsito. Além de ser responsável por mais de 20 sistemas e aplicativos utilizados pelo Detran/PR, a área também produz e mantém sistemas que atendem órgãos de trânsito municipais, como o GIT (Gestão de Infrações de Trânsito), utilizado em 40 órgãos e o recém-desenvolvido GEPROC (Gestão Eletrônica de Processos), já implantado no Detran/PR e em processo avançado de implantação na Secretaria de Trânsito de Curitiba.

“Para 2019, a estratégia é ampliar a implantação do GEPROC em novos órgãos, ampliando as receitas da Celepar nessa área. Além disso, o portfólio de produtos deverá ser ampliado, com o lançamento de um novo aplicativo que substitua os talonários de multas em papel, por meio de uma solução moderna e leve, que implementará talonários eletrônicos para agentes de trânsito, diretamente em smartphones. Um protótipo deste produto foi apresentado na reunião técnica dia 23, despertando interesse de vários órgãos. Esta expansão da linha de produtos destinada a órgãos municipais de trânsito está alinhada com as diretrizes estratégicas da companhia para os próximos anos”, explicou o diretor de desenvolvimento de soluções corporativas da Celepar, José Juracy Macedo.

Fonte: Detran/PR