Dia Mundial da Saúde: mais de mil estabelecimentos utilizam sistema de gestão hospitalar da Celepar

Atualmente, o GSUS é utilizado por 398 secretarias municipais de saúde, além das 22 regionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
05/04/2024 - 15:18

Neste primeiro trimestre de 2024, o GSUS (Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS) alcançou a marca de 1.100 estabelecimentos de saúde cadastrados. A plataforma, desenvolvida pela Celepar, é utilizada para a gestão operacional de unidades de assistência de saúde que operam segundo as regras do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo hospitais, prontos-socorros, clínicas ambulatoriais, laboratórios, farmácias, centros de diagnóstico e centrais de regulação.

Além dos mais de mil estabelecimentos de saúde, o sistema também é usado, atualmente, por 398 secretarias municipais de saúde, além das 22 regionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“O GSUS auxilia hospitais e demais instituições de saúde a funcionarem de maneira mais eficaz no cotidiano operacional, o que reflete consequentemente num atendimento mais eficiente à população”, diz Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar.

Garbosa lembra, ainda, que a plataforma faz parte do Celepar Cid@des, um pacote de serviços tecnológicos oferecido aos municípios.

“O GSUS é uma das muitas soluções do Celepar Cid@des que ajudam os municípios a se tornarem mais ágeis, eficientes e conectados”, afirma.

Dia da Saúde — Neste domingo (07), é celebrado o Dia Mundial da Saúde, que marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), criada em 1948. A data tem como objetivo promover a conscientização a respeito da importância da pesquisa sobre as prioridades do setor da saúde e da promoção do bem-estar a todos.

Nesta data, a Celepar relembra as soluções desenvolvidas para a área da saúde.

Farmácia do Paraná Digital —  A Sesa tem a responsabilidade de garantir o acesso do cidadão aos medicamentos padronizados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Para ter acesso a esses medicamentos, é necessário que o paciente realize o cadastro da solicitação junto às farmácias da Saúde e apresente um conjunto de documentos e exames.

Com a Farmácia do Paraná Digital (criada em 2021 pela Celepar em parceria com a Sesa), o processo pode ser feito de maneira online, por meio do site do sistema.

Segundo dados do SISMEDEX (sistema responsável pelo gerenciamento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde), foram realizadas 222 mil solicitações de medicamentos por meio do sistema no primeiro trimestre deste ano.

Chamadas ao SAMU — Nos três primeiros meses deste ano, 290 mil chamadas foram feitas ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no Paraná e acompanhadas por meio do software da Celepar.

Doações de sangue — Foram registradas 63 mil doações e 67 mil transfusões de sangue no NovoSHT — Sistema de Controle Hemoterápico, sistema que monitora as doações e transfusões feitas nos serviços de saúde do Estado do Paraná.

Vigilância Sanitária — Em 2024, cerca de 8 mil agendamentos foram feitos pelo Sievisa — Sistema Estadual de Informação em Vigilância Sanitária. Desenvolvido pela Celepar em parceria com a Sesa, o sistema compreende ainda um banco de dados estadual sobre as ações desenvolvidas na área da Vigilância Sanitária e possibilita o acesso rápido dos agentes a informações referentes à situação sanitária de estabelecimentos em funcionamento no Paraná.