Estado moderniza serviços e lança projetos para aumentar eficiência e segurança no trânsito com atuação da Celepar

Entre as novidades estão o lançamento de um novo portal do Detran-PR e a parceria com autoescolas para realização de biometrias
Publicação
21/09/2021 - 10:16
Editoria

Educação, descentralização e modernização dos serviços. Com esse foco, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou ontem (20) uma série de ações para aumentar a agilidade e a eficiência do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A cerimônia, no Palácio Iguaçu, faz parte das comemorações da Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997, e contou com a presença do secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro.

O governador confirmou o lançamento de um novo portal do órgão; a parceria com autoescolas para realização de biometrias e captação de fotos; a criação do mascote Rod; e a implantação do projeto minicidade do Detran, o chamado Detranzinho – a primeira unidade começa a funcionar em dezembro, em Curitiba, na sede do departamento no bairro Tarumã.

“O Detran do Paraná é, indiscutivelmente, um dos mais modernos do País, mas seguimos sempre em busca de novas soluções para melhorar o trânsito das cidades paranaenses e também aperfeiçoar o serviço que é entregue à população. Ser mais moderno e inovador, esse é o compromisso da nossa gestão”, afirmou o governador.

“Não podemos brigar com a tecnologia. Ela está aí e precisa ser usada em busca de ações que possam diminuir a violência no trânsito e também garantir mais autonomia e capilaridade a um órgão tão procurado pela população como é o Detran-PR”, acrescentou.

Projetos com atuação da Celepar

Novo portal

O Detran também lançou, em parceria com a Celepar, um sistema integrado que traz melhorias nos serviços ofertados para o cidadão. Entre os aprimoramentos estão a criação de uma área autenticada para o usuário; novo sistema controlando todo o acesso aos serviços ofertados pelo órgão; informações personalizadas para o cidadão na área autenticada do portal; maior inteligência nos processos de serviços disponibilizados; ampliação dos serviços online; novo buscador com inteligência artificial; e novo sistema que concentra os acessos às informações e serviços advindos dos diversos meios disponíveis de atendimento do Detran-PR – entre as formas de autenticação estão o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), Facebook, Nota Paraná, Google e E-Protocolo.

A área personalizada voltada ao cidadão, por sua vez, possui o conceito de Detran Inteligente “Para Você”, oferecendo logo na tela inicial todas as informações do usuário referentes a serviços e processos dentro do órgão, propiciando uma navegação mais segura e intuitiva.

“Vamos entregar informações personalizadas para quem acessar o novo portal. Ao se identificar, o usuário terá tudo o que precisa para agilizar o atendimento, gastando o mínimo de tempo possível. O agendamento para a renovação da carteira de habilitação, por exemplo, vai levar menos de cinco minutos”, explicou o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita.

O presidente da Celepar, Leandro Moura, destacou que o Detran-PR busca sempre aprimorar seus serviços para o cidadão e, pensando nisso, buscará trabalhar com fluxos simplificados e inteligentes para pessoa jurídica, facilidade de ampliação de novos serviços online e melhorar a integração com os serviços ofertados em nível nacional. “O Detran-PR é um exemplo de sucesso de como desburocratizar a máquina pública”, disse.

Biometria e captura de fotos em autoescolas

Também como forma de facilitar a vida da população, o Estado firmou parcerias com as autoescolas para os procedimentos de captura de foto e biometria para cadastro, evitando assim a necessidade deslocamentos até uma unidade da autarquia. Esta iniciativa também contou com a participação da Celepar.

Os Centros de Formação de Condutores estão autorizados a ofertar os serviços para todos os processos de habilitação que necessitem nova captura, sem custo ao candidato/condutor. Para garantir a segurança, as capturas biométricas só podem ser realizadas em autoescolas para candidatos e condutores que apresentem, no processo e no prontuário, o RG do Paraná, visto que a validação é feita na base unificada do Estado.

“No Interior, muitas vezes, o cidadão precisa percorrer alguns quilômetros para tirar uma foto. Isso, com a parceria, vai acabar”, afirmou Mesquita.

Outros projetos lançados

Detranzinho

Ratinho Junior destacou que uma das formas de melhorar o trânsito é ampliar a educação ainda na base. Para isso, ressaltou ele, o projeto do Detranzinho é essencial. A minicidade contará com uma estrutura de 5 mil metros quadrados de área e vai ofertar aulas práticas dentro de um protótipo de um município.

Com vias, calçadas e sinalizações imitando uma cidade real, a prática possibilitará noções de vivência de situações no trânsito às crianças, fazendo com que aprendam direitos e deveres comuns a motoristas. O investimento no programa será de aproximadamente R$ 886 mil e levará educação de trânsito inicialmente a crianças de Curitiba e região. A ferramenta educativa deve começar a funcionar em dezembro.

Além do Detranzinho em Curitiba, existem mais dois projetos no mesmo padrão para áreas de 800 metros quadrados e 1.300 metros quadrados, desenvolvidos para serem implantados nas demais cidades do Paraná – e irão funcionar nos pátios de carros do órgão que serão concedidos à iniciativa privada ainda neste ano. “Vamos trabalhar a responsabilidade no trânsito desde a base, na formação da criança”, comentou o governador.

ROD

Ainda como forma de influenciar as novas gerações, o robô Rod foi lançado com o objetivo de mostrar o lado mais moderno e tecnológico do Detran. Ele é especialista em trânsito e tem uma grande base de dados sobre acidentes e informações relevantes.

O painel no seu rosto pode mudar de figura, trazendo elementos educativos de trânsito. As luzes do seu cinto, como em um semáforo, acendem de acordo com a mensagem que ele vai passar. Podendo ser uma mensagem educativa, de alerta ou um “Pare!” para atitudes proibidas no trânsito. O mascote também será usado como ferramenta educativa dentro do novo portal.

“Educação, fiscalização e segurança para o trânsito. Eventos como esse aqui no Paraná reforçam a valorização do tema para o País”, destacou o secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro.

Fonte: Agência Estadual de Notícias