Governo divulga iniciativas selecionadas em maratona da inovação

O Governo do Estado divulgou na noite de segunda-feira (04) as dez iniciativas que se destacaram no Hack pelo Futuro, maratona da inovação que buscou alternativas para o período pós-coronavírus. As três melhores ganharam uma bolsa para acelerar seus projetos na Founder Institute Brazil.
Publicação
06/05/2020 - 16:44
Editoria

O Governo do Estado divulgou na noite de segunda-feira (04) as dez iniciativas que se destacaram no Hack pelo Futuro, maratona da inovação que buscou alternativas para o período pós-coronavírus. As três melhores ganharam uma bolsa para acelerar seus projetos na Founder Institute Brazil.

O hackathon foi realizado pela Superintendência Geral de Inovação do Governo do Estado, juntamente com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR). Patrocinado pela Celepar, o evento também contou com o apoio de mais de 40 parceiros e operacionalização e metodologia da startup Panic Lobster.

Mais de mil pessoas se inscreveram para participar. Destas, 800 foram selecionadas e divididas em 124 equipes, que ao longo da última semana desenvolveram soluções inovadoras para serem aplicadas nas áreas da saúde, cultura, economia e sociedade. A banca de avaliação dos projetos foi composta por especialistas de cada uma das áreas e contou com a participação da integrante do grupo de inovação aberta da Celepar, Marcia Cavalcante.

“Muitas ideias originais saíram da maratona e podem ser aplicadas para melhorar o dia a dia da população e minimizar os impactos que a pandemia deixa na sociedade”, afirmou o superintendente de Inovação, Henrique Domakoski.

Soluções

A primeira colocada foi a equipe Nota10. Ela criou um dispositivo eletrônico que condiciona o acesso a certos ambientes somente depois de higienizar as mãos com produtos anticépticos. As portas de locais como alas hospitalares, cozinhas industriais ou mesmo restaurantes só destravam depois do uso de um dispenser com álcool em gel.

Um protótipo do dispositivo já foi instalado no Hospital Cajuru e a equipe também foi autorizada a implantar a ferramenta no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Confira aqui a apresentação do projeto.

A equipe Pharma Care, que ficou em segundo lugar na maratona, desenvolveu o aplicativo Remédio Já. A ferramenta lembra os pacientes com doenças crônicas, como diabetes ou hipertensão, o horário certo de tomar os medicamentos e envia notificações para programar a compra quando o remédio está acabando. Também faz uma busca de comparação de preços nas farmácias mais próximas do paciente.

O terceiro projeto que será acelerado é o AgroSimples, desenvolvido por uma equipe de estudantes e professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Trata-se de um marketplace, um serviço online que reúne diferentes lojas e vendedores, para ajudar produtores agrícolas e comerciantes a negociar virtualmente. Ele facilita pagamento e rastreabilidade por meio de um sistema de atendimento de demandas, chat para negociação e pagamento online.

Outras iniciativas

Além das três soluções que serão aceleradas, as outras sete selecionadas no Top 10 do hackathon incluem um sistema de monitoramento eletrônico que ajuda a reduzir as quedas de produção de leite, uma plataforma que ajuda empresários e governantes a conhecer a realidade e tomar decisões; um tapete com produtos sanitários que pode ser instalado na entrada de residências e comércios para fazer a desinfecção dos sapatos.

Também foi desenvolvida uma ferramenta que facilita a compra de medicamentos de forma online, ajudando pequenas e médias farmácias a serem mais competitivas; um aplicativo para mulheres grávidas que possibilita o registro digital do cartão pré-natal; uma solução que utiliza um chatbot para elaborar o currículo e buscar vagas no mercado de trabalho, tudo pelo WhatsApp, e uma plataforma digital que reúne protetores de animais independentes e possíveis adotantes .

Todas as iniciativas desenvolvidas no hackathon ficarão disponíveis no site www.hackpelofuturo.com.br, para serem acessadas por possíveis parceiros que queiram levar as soluções adiante.