Governo do Estado em parceria com a Celepar lança projeto que une arte e desenvolvimento sustentável

Unir a arte ao desenvolvimento sustentável e conscientizar a população em prol de um mundo mais justo, igualitário e sustentável. Esse foi o desafio aceito e aperfeiçoado pela parceria entre o Governo do Estado, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), o setor privado e a sociedade civil.
26/09/2018 - 14:41

Elaborado por Nemécio Muller, o projeto ODS & Arte consiste em um circuito de 17 artistas plásticos paranaenses, cada qual representando com sua obra contemporânea, com uma linguagem universal, cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 proposta pela ONU em 2015.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Silvio Barros, ressaltou que “estamos usando a arte para alcançar a população, e que possam entender a necessidade de cada um fazer a sua parte. Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável não são um desafio da ONU, mas sim representam os desafios da humanidade”.

A exposição física das obras de arte será inaugurada no dia 03 de outubro em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer e logo segue para Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Paranaguá, com encerramento em dezembro de 2018, com previsão de exposições itinerantes no Brasil e no exterior até 2030.

A curadora da exposição, Sabine Feres, apontou os desafios da conscientização da sociedade: “somos resultado de um processo social, cultural, histórico e artístico, portanto, para que ocorram mudanças culturais no âmago das políticas de desenvolvimento sustentável e de cidadania, precisamos garantir uma ampliação das visões, possibilitar novos caminhos ao ser humano e evitar as consequências dos impactos globais”.

Celepar

A Celepar, buscando levar o projeto ODS & Arte para todo o mundo com apenas um clique, direcionou seus esforços para desenvolver uma galeria de arte digital, com conceito único e universal, levando a arte através do olhar sustentável, proporcionando que todo o mundo possa apreciar as obras desses artistas paranaenses. O projeto gráfico foi desenvolvido pelo empregado Rafael Caneparo, as fotos feitas por Walter Alfredo Martins da equipe de comunicação e marketing da Celepar. O site disponível em português, foi desenvolvido pelo empregado Jônathas Mikosz de Moura.

Luiz Gustavo Dalazen, responsável pela produção de arte do projeto, disse: “quando recebemos essa demanda, o nosso diretor-presidente orientou que não fossem medidos esforços para que esse projeto se desenvolvesse. Assim, nós da Celepar abraçamos esse projeto por realmente acreditarmos que podemos olhar esses objetivos pela lente da arte e trazermos efetivamente ao cidadão, seu conhecimento, contribuindo com a Agenda 2030”.

Reforçando a importância desse projeto, Nemécio Muller agradeceu o empenho da equipe e destacou que o trabalho da Celepar foi fundamental, e que sem a parceria não seria viável a execução do projeto.

Site

Para saber mais sobre o projeto e apreciar as obras de arte do ODS & Arte, acesse o site neste link. www.odsarte.pr.gov.br