Novo portal da Secretaria da Fazenda facilita a vida do cidadão

13/10/2020 - 12:53

A Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná lançou seu novo portal, desenvolvido em parceria com a Celepar. A novidade está na criação de um layout mais moderno e na estrutura de navegação simples, facilitando a localização das informações e permitindo aos usuários um acesso mais fácil. Dentre todos os órgãos da administração pública estadual, o site da Sefa tem o maior número de serviços integrados ao Paraná Inteligência Artificial (PIÁ): no total, são 125.

“O novo portal vem para modernizar e melhorar o acesso do contribuinte aos muitos serviços que são prestados no âmbito de Secretaria de Fazenda e da Receita Estadual. O portal tem uma apresentação muito mais moderna do que o anterior e isso vai facilitar a vida do contribuinte, do usuário do sistema e vai melhorar a qualidade dos serviços que são prestados pela Fazenda”, afirma o diretor-geral da Sefa, Eduardo Castro.

Transparência máxima

Umas das prioridades do novo portal foi a revisão e a transparência do seu conteúdo. Para a agente de Ouvidoria e Transparência, Clarice Kusma Baisan Fernandes, o site está mais organizado e transparente para auxiliar os visitantes a encontrar e entender o que precisam, tornando sua jornada mais intuitiva. “O novo portal é mais clean, acessível, intuitivo, ele realmente é um portal que vai trazer grande ganho para o cidadão. A gente melhora muito a questão de transparência, informações dos departamentos, áreas, canais de atendimento, visando também o melhor aproveitamento da Ouvidoria”, disse.

Serviços Digitais

De acordo com o presidente da Celepar, Leandro Moura, o novo site foi pensado para proporcionar aos usuários uma forma mais fácil de conhecer os serviços de uma maneira digital. “Temos como missão desburocratizar serviços e facilitar a vida do cidadão paranaense. Com isso em mente, desenvolvemos o novo portal da Sefa em mais uma grande parceria, disponibilizando também mais de 100 serviços voltados à secretaria no PIÁ, unindo tecnologia, agilidade e também a preservação da saúde dos cidadãos, que terão acessos a estes serviços de forma digital sem a necessidade de deslocamento presencial”, afirmou.

Confira alguns serviços mais buscados no site da Fazenda

Consulta ao cadastro do ICMS

Boletins informativos da Receita Estadual

Guia para pagamento do IPVA

Consulta ao Cadastro Informativo Estadual (Cadin)

Consulta à declaração do ITCMD

Certidões de débitos tributários e de dívida ativa estadual

Consulta e emissão de documentos fiscais eletrônicos

Formulários da Receita Estadual

Emissão de guias para pagamento

Declaração de Importação

Agendamento para atendimento presencial já está disponível

Um dos serviços oferecidos pelo portal site é o agendamento para atendimento presencial, que a Receita Estadual retomou nesta terça-feira (13/10).

O atendimento presencial, que havia sido suspenso devido à pandemia de Covid-19, acontecerá  das 13h30 às 17h nas Delegacias Regionais de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel e Pato Branco, além das Agências de Foz do Iguaçu, União da Vitória e Paranaguá. Apenas os contribuintes com horário agendado pelo site serão atendidos.

As demais repartições fiscais permanecerão, por ora, com expediente interno e sem atendimento presencial ao público – apenas online, pelos canais acima descritos ou também pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), nos telefones (41) 3200-5009 (Curitiba e Região) e 0800-041-1528 (demais localidades), no horário das 7h às 19h.

A retomada de atividades segue todas as medidas de prevenção e controle da Covid-19, dispostas na Resolução Sesa nº 632/2020,  com a obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento social tanto em espaços internos como externos e recursos para higienização das mãos em ambientes com maior circulação de pessoas.

Fonte: Secretaria da Fazenda - PR