Paraná adota solução inovadora para monitorar estradas em tempo real

14/11/2018 - 11:51

A Celepar contratou uma solução de tecnologia da informação e comunicação para instalar uma infraestrutura inteligente que permitirá o monitoramento de pelo menos 900 pontos da malha rodoviária estadual em tempo real. O objetivo é ampliar o controle de tráfego em todo o Paraná por meio eletrônico.

A implantação da ferramenta segue a determinação de modernização e melhoria da eficácia da gestão pública e é pioneira no País. O sistema integrado permitirá acompanhar, nas 24 horas do dia, o trânsito de veículos que circulam pelo Estado e também reforçará a vigilância na fronteira com Paraguai e Argentina e nas divisas com outros estados.

Entre as prioridades está o combate ao contrabando e a circulação de veículos e de cargas irregulares, seja por diferença de peso ou de dados fiscais, e o enfrentamento ao furto e roubo de veículos e cargas. O sistema pode, por exemplo, localizar de imediato e de forma automática qualquer veículo que trafegue nas rodovias monitoradas.

A ferramenta também permitirá a contagem do volume de tráfego, inclusive em praças de pedágio. Entre outros atributos do novo dispositivo de fiscalização está ainda a aferição da origem e destino das cargas, o mapeamento do tipo de veículo que mais trafega no Paraná, o sentido do tráfego, bem como a conferência da documentação dos veículos por reconhecimento ótico de carácteres (OCR) de forma online.

A solução será gerenciada pela Celepar, mas vai atender diversos órgãos da administração estadual, como as secretarias da Fazenda, da Segurança Pública e de Infraestrutura e Logística, além do Detran, o DER e o Porto de Paranaguá, entre outros. O contrato é resultado de uma concorrência pública, no modelo registro de preço, e os serviços serão efetivados por demanda, sem necessidade de desembolso do valor total do acordo, que poderá chegar a até R$ 50 milhões, conforme a necessidade dos demais órgãos da administração estadual.

O sistema integrado será configurado para coletar, tratar e armazenar dados em tempo real e vai viabilizar o Projeto RICEI – Rede Integrada de Coleta Eletrônica de Informações. Iniciado em 2014 pela Secretaria de Infraestrutura e Logística e DER, o projeto foi readequado e utilizará a estrutura existente na administração estadual, como o data center da Celepar, reduzindo diversos custos do Estado, entre os quais, o de armazenamento e o de processamento dos dados coletados.

Fotos: Agência de Notícias Estadual