Presidente da Celepar destaca ações da companhia em painel sobre digitalização do serviço público

O evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ocorreu nesta sexta-feira (30), e teve como objetivo de discutir os processos de transformação digital nos órgãos públicos
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30/10/2020 - 17:45
Editoria

O evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ocorreu nesta sexta-feira (30), e teve como objetivo de discutir os processos de transformação digital nos órgãos públicos.

O presidente da Celepar, Leandro Moura, participou do painel organizado pela OAB nesta semana, e destacou as principais soluções desenvolvidas pela companhia que promovem a transformação digital no Paraná. O evento discutiu os processos de transformação digital nos órgãos públicos.


A Gestão de Materiais e Serviços (GMS), que foi uma das soluções destacas, por exemplo, reduziu o prazo médio de um processo licitatório na Secretaria da Administração de 156 para 82 dias após a introdução da tecnologia digital, o equivalente a uma redução de 47,44%.

Outra solução citada pelo presidente foi a 2ª Via Fácil, uma ferramenta inédita no Brasil, que permite ao cidadão fazer remotamente o pedido de uma nova carteira de identidade, enviando a foto pelo celular ou computador. O serviço facilita processos e diminui filas de atendimentos presenciais.

O projeto Harpia, desenvolvido pela Celepar em conjunto com a Controladoria Geral do Estado, também foi lembrado por Leandro Moura, que destacou a importância da transparência e controle de gastos para a implantação de processos digitais. É uma cooperação entre Governo, Ministério Público e Tribunal de Contas para contribuir com a vigilância dos gastos públicos.

O presidente da Celepar ressaltou a necessidade de favorecer a todos com os avanços tecnológicos. “Digitalizar os serviços não significa fechar os balcões de atendimentos ao público, mas sim, criar novos canais que facilitem, agilizem e acima de tudo desburocratizem os serviços na ponta da linha, que é o atendimento ao cidadão. Cabe a nós, gestores públicos, incluir as pessoas que estão fora da bolha da tecnologia nesse contexto digital, para que efetivamente toda a população usufrua de processo de transformação digital”, enfatizou Leandro.