Presidente da Celepar recebe o prêmio Personalidade de Informática e Telecomunicações 2018

O Paraná possui o melhor Governo Digital do País, o que reforça o grau de eficácia das soluções de tecnologia da informação e comunicação desenvolvidas pela Celepar
Publicação
05/12/2018 - 15:00
Editoria

O Paraná possui o melhor Governo Digital do País, o que reforça o grau de eficácia das soluções de tecnologia da informação e comunicação desenvolvidas pela Celepar. Este é um dos pontos de atuação da companhia que levou o presidente Tiago Waterkemper à conquista do prêmio Personalidade de Informática e Telecomunicações do Paraná 2018, entregue pela Sociedade de Usuários de Tecnologia (Sucesu-PR) na noite de ontem (04), em cerimônia realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Em seu discurso, Waterkemper disse que o Governo Digital, lançado oficialmente pela governadora Cida Borghetti no dia 27 de novembro, foi um grande desafio na história de 54 anos da Celepar. “A companhia precisava dar respostas rápidas e compatíveis às novas demandas do Governo e da sociedade.”

Este, segundo ele, foi um trabalho de mão dupla. “Foi de vital importância a colaboração de todos os órgãos da administração pública para que o Paraná, mais uma vez, desse exemplo ao Brasil de boas e modernas práticas de gestão”.

O presidente enfatizou que o Governo Digital é um marco de transparência e eficácia da gestão pública, ao mesmo tempo em que propicia mais qualidade de vida ao cidadão que, através do aparelho de celular, tem os serviços do Estado na palma das mãos.

Ele informou ainda que o Governo Digital é uma solução em constante evolução. Cada vez mais novos serviços serão disponibilizados ao cidadão em apenas um único endereço de acesso.

Inclusão digital

A Celepar, de acordo com Tiago Waterkemper, é uma empresa que alia tecnologia e razão, com coração e emoção. Uma prova, como relatou, é que desde abril passado o Curso Básico de Smartphone foi ministrado em 30 cidades paranaenses. No total, mais de 3 mil alunos participaram desta capacitação gratuita de nove horas/aula que está voltada à inclusão social e digital da pessoa idosa.

Ele lembrou também que recentemente a companhia recebeu, no mesmo auditório em que ocorreu a solenidade da Sucesu, o Selo Sesi ODS 2018 de empresa comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, oportunidade em que dois trabalhos da Celepar foram finalistas: o Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa e o Programa Transporte Livre - Mobilidade Sustentável.

Ao finalizar o discurso, o presidente classificou a noite de ontem como inesquecível pela inestimável honraria que recebeu da Sucesu. “Se sou digno dela, é porque existe ao meu lado uma equipe altamente qualificada. Divido este prêmio com os meus pares de diretoria e, em especial, com todos os empregados da Celepar”.

Prêmio CIO

Outro homenageado de ontem pela Sucesu foi Danilo Scalet, que responde pela diretoria de tecnologia da informação e comunicação da Celepar. Ele recebeu o prêmio CIO Influente e Inovador do Segmento Público.

Scalet falou do gosto que tem pela profissão. “Trabalho em algo que me dá prazer. O nosso serviço nos permite fazer coisas boas para o Governo e para a sociedade”.

Na prática, segundo ele, os projetos de TIC desenvolvidos no setor público estão voltados à melhoria de desempenho da administração estadual e da qualidade de vida do cidadão. Scalet também dividiu a premiação com os colegas celeparianos.

Premiações

O Prêmio Personalidade de Informática e Telecomunicações do Paraná é destinado à personalidade de grande destaque e importância política ou econômica, que tenha tido destaque no Paraná na área de TIC no ano da premiação. O indicado é eleito pelos associados e ratificado pelo conselho da Sucesu que reúne a diretoria, ex-presidentes e personalidades.

O prêmio Cio de “Sucesu” é dado a um CIO de uma empresa paranaense, que tenha tido especial destaque em suas atividades e que seja uma referência e considerado uma liderança entre os CIOs.

46 anos

A Sucesu-PR é uma entidade sem fins lucrativos e foi criada há 46 anos por um grupo de usuários que se reunia para debater e buscar soluções em conjunto, sendo a mais tradicional entidade da área de informática. Participou de importantes lutas na história da informática - Lei do Software, II Planin, fim da reserva de mercado, entre outras.

A missão da Sucesu-PR é debater os grandes temas relacionados ao uso de tecnologias de informática e telecomunicações, dando suporte à Sucesu nacional em suas ações políticas, institucionais e técnicas, fornecendo apoio aos associados na defesa de seus interesses, desenvolvendo pessoas e disseminando novas tecnologias.