Programa Startup Evolution vai ajudar empresas afetadas pelo novo coronavírus

Startups que tiveram os seus negócios impactados pela crise do coronavírus poderão participar de um programa voltado para a solução de problemas e auxílio na gestão de empresas. Com participação da Celepar, o Startup Evolution será realizado ao longo de três meses, entre abril e junho, e oferecerá estratégias que ajudam as empresas a vencerem a crise e evoluírem os seus negócios
Publicação
17/04/2020 - 11:06
Editoria

Startups que tiveram os seus negócios impactados pela crise do coronavírus poderão participar de um programa voltado para a solução de problemas e auxílio na gestão de empresas. Com participação da Celepar, o Startup Evolution será realizado ao longo de três meses, entre abril e junho, e oferecerá estratégias que ajudam as empresas a vencerem a crise e evoluírem os seus negócios, desde o reposicionamento de portfólio ate a gestão de seu fluxo de caixas.

O Startup Evolution é um programa de aceleração de startups online e gratuito que possui o objetivo de apoiar as novas empresas neste momento de crise. O programa vai oferecer mentorias e workshops online, além de conectar as startups com agentes estratégicos e apoiar na captação de recursos. O programa é voltado para empreendimentos de qualquer setor.

A Celepar apoia esta iniciativa oferecendo suporte ao programa através da formatação do projeto, participando do diagnóstico, análise e seleção das empresas participantes, além de compor a equipe de governança.

“O momento delicado em que nos encontramos traz insegurança não só nas questões de saúde, mas também na economia. A nossa participação no programa é mais uma iniciativa que busca ajudar a sociedade, nesse caso, os empreendedores que auxiliam na geração de empregos e crescimento econômico do Estado, além de tirarem ideias do papel e transformá-las em soluções para o nosso Estado”, destacou Leandro Moura, presidente da Celepar.

Inscrição

Os interessados em participar do Startup Evolution poderão fazer a inscrição por este link até o próximo domingo (19). Os diagnósticos e mentorias das empresas estão programados para serem realizados de forma online.

Seleção

Cerca de 50 startups serão selecionadas para o programa de aceleração e para a participação das mentorias com os profissionais do mercado, mas todo o conteúdo será disponibilizado online e gratuitamente para atingir o maior número de pessoas. A proposta do programa é que tanto as empresas participantes, quantos os mentores e palestrantes, sejam de diferentes regiões do Paraná.

“A emergência do coronavírus avançou rapidamente e pegou muitos setores de surpresa, inclusive o tecnológico, que costumava ser pouco impactado pelas crises mais recentes”, ressalta o diretor da Hot Milk, Fernando Bittencourt Luciano. “Logo no início da crise, perguntamos às startups parceiras quais eram suas necessidades. Foi assim que formatamos esse programa, que logo contou com apoio do governo e do Sebrae”, explicou.

A participação de diferentes entidades trazem mais capilaridade ao programa e mais qualidade nos conteúdos abordados. “Neste momento de desafio, vamos auxiliar aquelas startups que realmente precisam de soluções que vão ajudá-las a sair da crise”, destaca o coordenador estadual do projeto Startup do Sebrae, Rafael Tortato. “Como o Sebrae já trabalha diretamente prestando apoio às pequenas e micro empresas, vamos levar essa expertise para oferecer soluções para a gestão e para os desafios do mercado”, disse.

Como será

O primeiro passo do programa, após a seleção das startups, é fazer um diagnóstico da situação de cada empresa, para identificar problemas como o fluxo de caixa, antecipação de receitas, melhoria de processos logísticos, novos concorrentes, canais de vendas e as questões trabalhistas, jurídicas e contratuais.

Após o diagnóstico, será montado um plano de gestão, financeiro e jurídico para cada empresa participante, que receberá o acompanhamento de diversos profissionais dos três parceiros envolvidos no programa. Eles vão orientar as empresas para buscarem soluções aos problemas que estão enfrentando.

Ao mesmo tempo, os canais de mídias sociais do Governo do Estado, da PUCPR e do Sebrae vão transmitir semanalmente palestras com especialistas que trarão temas relevantes para superar a crise, incluindo questões como governança e gestão de crise, marketing, aspectos jurídicos e trabalhistas, entre outros. O conteúdo também será disponibilizado no formato de e-book.

Instituições envolvidas

O programa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, através da Superintendência Geral de Inovação do Governo, Celepar, Hotmilk, ecossistema de inovação da PUCPR e o Sebrae-PR.

Equipe de Governança

A equipe de governança é composta por: Henrique Domakoski (Casa Civil), Marcia Cavalcante (Celepar), Marcelo Finger e Marcelo Moura da Homilk e Marcela Milano do Sebrae-PR.