Segurança Pública e Celepar estudam projetos na área de inteligência

Com o objetivo de conhecer ferramentas de tecnologia da informação para a Secretaria de Segurança Pública, o secretário Reinaldo de Almeida César, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Vinicius Michelotto...

Leia mais ...
Publicação
01/02/2011 - 15:38
Editoria
Com o objetivo de conhecer ferramentas de tecnologia da informação para a Secretaria de Segurança Pública, o secretário Reinaldo de Almeida César, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Vinicius Michelotto e o comandante da Polícia Militar, Marcos Teodoro Scheremetta estiveram reunidos com o presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Jacson Carvalho Leite, na Sala de Situação da Prefeitura de Curitiba. O monitoramento eletrônico de áreas de risco social, as bases da guarda municipal e a central 156 foram alguns dos exemplos apresentados.

César ficou “entusiasmado com o que viu” e disse que esta parceria com a Celepar, através do desenvolvimento de projetos específicos de Business Intelligence (BI) para a Segurança Pública, vai permitir soluções integradas de gestão para um melhor atendimento às demandas da população. O secretário destacou o acesso às informações centralizadas como ferramenta indispensável ao planejamento e à tomada de decisões, “refletindo em respostas rápidas ao cidadão”.

A Celepar, por orientação do governador Beto Richa, está trabalhando na criação do Centro Integrado de Informações Estratégicas do Estado do Paraná (CIIE-PR/Governadoria), tomando como base o modelo elaborado e implantado pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), a Sala de Situação. A proposta é utilizar os recursos de tecnologia da informação que viabilizem a convergência dos indicadores estratégicos da administração estadual, possibilitando aos gestores públicos a tomada de decisão com conhecimento de causa e segurança.

Segundo Jacson Leite, a visão deste processo está numa dimensão ampliada de Curitiba para o Estado, “quando, no mapa, vemos os bairros da capital, devemos projetar os municípios paranaenses”, disse ele. A futura Sala de Situação do governo do Paraná vai concentrar informações estratégicas, sistema de relacionamento com a comunidade e pesquisa de monitoramento da gestão pública.

O CIIE-PR terá como base os sistemas existentes na Celepar, desenvolvidos nestes 46 anos de atividades. A reunião foi aberta pelo presidente do ICI, Renato Rodrigues e contou com a participação das equipes das polícias Civil e Militar, além da diretoria e técnicos da empresa.


Da esquerada para direita: delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Vinicius Michelotto; presidente do ICI, Renato Rodrigues; secretário Reinaldo de Almeida César, presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite; comandante da Políca Militar, Marcos Teodoro Scheremetta e o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Francisco Costa, na Sala de Situação do Instituto Curitiba de Informática.