Sistemas de Business Intelligence auxiliam governo na análise e gestão de programas

Desenvolvidos pela Celepar para as pastas do Governo do Estado, os sistemas de Business Intelligence — chamados de BI — compilam e exibem dados detalhados e constantemente atualizados de programas ou ações dos órgãos.
Publicação
11/08/2023 - 10:46
Editoria

Desenvolvidos pela Celepar para as pastas do Governo do Estado, os sistemas de Business Intelligence — chamados de BI — compilam e exibem dados detalhados e constantemente atualizados de programas ou ações dos órgãos. A partir dessas informações, os gestores podem fazer análises mais assertivas dos resultados atingidos, tomando decisões com base em dados sólidos e criando estratégias de maneira mais eficaz.

Nos últimos 12 anos, foram desenvolvidos 1.122 estudos dentro dos sistemas de BI, sendo que 860 estão ativos e os demais disponíveis para consultas à base histórica, pois foram desenvolvidos em temporalidade específica. Um exemplo notável e ativo atualmente é o BI do Cadastro Único, utilizado para analisar as informações da população em extrema vulnerabilidade, o que auxiliou significativamente o governo a prestar assistência social durante a pandemia.

Entre os órgãos que mais utilizam os sistemas de BI fornecidos pela Celepar, destacam-se a Segurança, Agricultura, Saúde, Justiça, Casa Civil, Educação, Administração, Meio Ambiente e Detran. São mais de 20 órgãos que, juntos, somam uma média de 500 acessos diários.

“A frequência de acessos demonstra como a consulta a essas informações é primordial para os gestores públicos, que têm uma importante ferramenta para embasar suas decisões e ações”, diz Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar.

BI nas secretarias

Alguns exemplos de aplicação do BI no Governo do Estado são o Mapa Carcerário, que disponibiliza números da população em presídios; o PROCON em Números, que permite que a população acompanhe suas reclamações e visualize as empresas mais citadas; o Ações e Obras do Governo (GGOV), disponibilização no Portal da Transparência para que a população possa acompanhar obras e ações do Estado; a Pesquisa de Opinião e Hábitos de Consumo sobre Turismo no Paraná, que fornece percepções da população em relação ao turismo; e a Transparência COVID, que divulgou informações essenciais durante a pandemia, como aplicação de doses da vacina, a evolução de casos e ocupação de leitos.

Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) é uma abordagem tecnológica e metodológica que visa coletar, organizar, analisar e apresentar dados e informações relevantes de forma clara e estruturada para apoiar a tomada de decisões estratégicas e táticas nas organizações. A ferramenta permite que gestores e profissionais tenham uma visão abrangente e detalhada do desempenho e dos processos internos, facilitando a identificação de padrões, tendências e oportunidades.