Tecnologia garante conferência estadual com economia para o Estado

Começa nesta segunda-feira (21) a 10ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Pela primeira vez o evento acontece de forma totalmente online, sendo um exemplo das soluções desenvolvidas pela Celepar para garantir que as atividades do Estado não parem, mesmo durante a pandemia.
Publicação
21/09/2020 - 08:57
Editoria

Começa nesta segunda-feira (21) a 10ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Pela primeira vez o evento acontece de forma totalmente online, sendo um exemplo das soluções desenvolvidas pela Celepar para garantir que as atividades do Estado não parem, mesmo durante a pandemia. A realização de conferência dessa importância já despertou interesse de outros estados.

Desde que iniciou a pandemia, em março, a tecnologia vem se mostrando uma aliada para que serviços essenciais do Estado não sejam paralisados e o cidadão continue tendo acesso aos serviços públicos sem necessidade de deslocamento, preservando a sua saúde.

Na gestão interna de cada secretaria, a situação não é diferente. A tecnologia vem permitindo que o trabalho remoto possibilite a presença virtual dos servidores em todas as atividades.

Foi o que aconteceu com os encontros remotos do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), que não foram interrompidos mesmo durante o período de afastamento social. Esta dinâmica, além de garantir a manutenção dos trabalhos, gera economia para o Estado com viagens e diárias, por exemplo.

Plataforma

Uma plataforma utilizada pela Celepar neste período é o LimeSurvey, que possibilita elaborar formulários para levantamentos, pesquisas, enquetes e votações. Ao disponibilizar a solução para a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, tanto a equipe de desenvolvimento da companhia como a da secretaria, realizaram testes exaustivos e várias simulações de votação para garantir a confiabilidade.

A ferramenta envia o convite para a votação, faz o lembrete se a pessoa não votou, dá a devolutiva da votação para o participante, faz a contabilização e o resultado do processo, inclusive com estatísticas. Um processo totalmente seguro que será utilizado em setembro na X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná.

Para o presidente da Celepar, Leandro Moura, a tecnologia está transformando a vida do cidadão, dos gestores públicos e, acima de tudo, gerando economia para os cofres públicos. "O quadro de especialistas da Celepar tem demonstrado que mesmo na pandemia e com trabalho remoto as soluções continuam sendo desenvolvidas, e nesse caso, além de melhorar a gestão interna das secretarias, trazemos uma economia para o Estado".

Deliberações

A continuidade das deliberações do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente usando essa ferramenta disponibilizada pela Celepar é de suma importância para que a aprovação do regulamento da Conferência entre os delegados de todo o Paraná, aconteça mesmo nesse período.

Alguns eixos já foram deliberados, como os de Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social, Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes, Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes, Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção e Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

"Esta é uma conferência histórica, totalmente online, a primeira neste formato desde a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com a colaboração da Celepar, a população vai poder participar ativamente, em tempo real, por meio de ferramentas apropriadas, tornando a conferencia uma referência", ressaltou a presidente do CEDCA e chefe do Departamento de Políticas para a Criança e Adolescente da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Angela Mendonça.

Solução já foi usada nas eleições dos Estados Unidos

Na eleição presidencial dos Estados Unidos de 2004, a Verified Voting Foundation usou o LimeSurvey para obter dados sobre possíveis irregularidades. Foram registrados pelo software mais de 13.000 incidentes nas primeiras 10 horas de votação. O LimeSurvey foi escolhido como parte do sistema de reportação de incidentes eleitorais da organização.