Matricular-se em cursos de idiomas do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas

O que é

O Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) oferece ensino de idiomas, extracurricular e gratuito, nos colégios estaduais do Paraná.

As aulas vão do nível básico ao aprimoramento, em nove idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, mandarim, polonês e ucraniano.

Quem pode se matricular

Alunos e professores da rede pública estadual, funcionários e comunidade em geral.

Onde se matricular

Tanto a inscrição quanto as aulas são nos colégios estaduais.

Como se matricular

Visite o site do Celem para localizar a escola que oferece curso no idioma de seu interesse e entre em contato com a instituição.

As matrículas são anuais e devem ser feitas de acordo com o cronograma de cada colégio. As aulas começam junto com o ano letivo escolar. Você pode cursar até dois idiomas.

Prazo

O Curso Básico tem duração de dois anos, com carga horária de 320 horas.

O Curso de Aprimoramento tem duração de um ano, com carga horária de 160 horas.

Os cursos do Celem têm quatro horas-aula semanais, distribuídas nos turnos regulares (manhã, tarde ou noite) ou intermediários (manhã ou tarde), de acordo com a opção da escola e de maneira a proporcionar o melhor atendimento aos interessados.

O que diz a lei

A oferta dos cursos do Celem é regulamentada pela Resolução nº 3.904/2008. Os critérios para implantação, funcionamento e atribuições para os profissionais são definidos na Instrução nº 010/2013.

Acesse o site do Celem para consultar outras normas e documentos relacionados à oferta de línguas estrangeiras no ensino regular e em outras modalidades.


Forma de atendimento:

Integralmente Presencial

Quanto custa:

Gratuito