Matricular-se em cursos de idiomas do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas

O que é

Por meio desse serviço, você tem acesso às informações sobre o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem). O Celem oferece aulas extracurriculares e gratuitas de:

• alemão
  • espanhol
  • francês
  • italiano
  • japonês
  • mandarim
  • polonês
  • ucraniano
  • cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais)
  • PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas).

O Celem oferece ainda aulas de língua espanhola no formato on-line, dessa forma, estudantes de todas as regiões do Estado do Paraná podem se inscrever e participar do curso.

Quem pode se matricular

Estudantes, professores, funcionários da rede estadual paranaense e a comunidade em geral. Cada público tem um percentual de vagas disponível:

Para os cursos presenciais

• 70% para estudantes
  • 10% para professores e funcionários
  • 20% para a comunidade, desde que comprovada a conclusão dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Para espanhol on-line

• 70% para estudantes a partir do 9º ano
  • 10% para professores e funcionários
  • 20% para a comunidade, desde que comprovada a conclusão dos anos finais do Ensino Fundamental

Importante! Para o espanhol on-line, os alunos devem ter equipamentos, como computador ou celular com microfone e câmera, para acompanhar as aulas.

Onde se matricular

• Cursos presenciais: tanto a matrícula quanto as aulas são nos colégios estaduais que ofertam turmas do Celem;
  • Espanhol on-line: as inscrições são feitas por meio de formulário digital.

Atenção! A confirmação da matrícula no curso de Espanhol Online é enviada ao e-mail informado no formulário.

Como se matricular

Cursos presenciais

• Entre em contato com a instituição que oferta o curso no idioma de seu interesse. Para isso, visite o portal Escola Digital Aluno;
  • As matrículas são anuais e devem ser feitas de acordo com o cronograma de cada colégio;
  • As aulas começam no início do ano letivo.

Espanhol on-line

• Preencha o formulário on-line;
  • Aguarde a confirmação da vaga (por e-mail);
  • É necessário fazer a matrícula a cada início de semestre.

Duração e Certificação

Cursos de Línguas Estrangeiras e Libras (presencial)

• as aulas são realizadas em dois dias da semana;
  • o curso tem duração anual, com carga horária de 160 horas-aula;
  • a certificação é feita ao fim de cada ano e o estudante tem a possibilidade de cursar até 3 anos (480 horas-aula).

Cursos de PFOL

• duração de um ano (160 horas-aula);
  • os estudantes podem matricular-se a qualquer tempo;
  • a certificação é garantida aos estudantes que participam integralmente do curso anual.

Espanhol on-line

• aulas em dois dias da semana;
  • duração semestral - exclusivamente on-line;
  • a certificação é ao fim de cada semestre e há a possibilidade de cursar 4 semestres (300 horas-aula), com progressão de conhecimentos.

O que diz a lei

A oferta dos cursos do Celem é regulamentada pela Resolução 5.719/2021.

Os critérios para implantação, funcionamento e atribuições para os profissionais são definidos na Instrução nº 24/2017 da Sued/Seed.