190 - Emergência Policial

É o número de telefone da Polícia Militar que a população deve utilizar nos casos de necessidade imediata ou socorro rápido. Por ser sinônimo de emergência policial, o 190 é o mesmo número disponibilizado de forma gratuita em todo território nacional.

No Paraná, Policiais Militares treinados para lidar com situações de tensão fazem o atendimento por meio de uma breve filtragem sobre situações que precisam de pronta intervenção de uma das suas equipes.

Como se trata de um número para emergências policiais, é preciso saber QUANDO LIGAR para o 190:

• Quando está ocorrendo ou acabou de ocorrer um crime.
  • Quando a integridade física do cidadão ou o patrimônio (veículos, imóvel, objetos pessoais etc) estiver em risco.
  • No atendimento de acidentes de trânsito com pessoas feridas ou com crimes de trânsito.
  • Quando o fato apresentar atividade suspeita com pessoa ou veículo que aparentemente possa estar envolvido em crime.
  • Em situações graves que necessitem de intervenção imediata da Polícia Militar.

Ao ligar para o 190, tenha sempre em mãos dados básicos, mas essenciais, que podem agilizar o atendimento, como o endereço completo do local da ocorrência e características das pessoas envolvidas.

Como tem quem esteja equivocado ou abuse quanto ao uso do 190, a Polícia Militar esclarece também sobre QUANDO NÃO LIGAR para o 190:

• Para relatar fato que não tem urgência ou já ocorreu há muito tempo. Deixe o serviço para quem realmente precisa.
  • Para passar trote. Atitude que, além de anticidadã, é crime. Outras pessoas deixam de ser atendidas.
  • Para pedir informações diversas, como de cunho jurídico ou de endereços e telefones de outros órgãos.
  • Tratar de desacordos comerciais.
  • Ao se envolver em acidentes de trânsito sem pessoas feridas.
  • Para simplesmente desabafar sobre algum assunto ou situação.

O atendimento telefônico é imediato. A central 190 funciona 24 horas.

Por Telefone

Gratuito.