Comunicar venda de veículo

O que é

Por meio desse serviço, você pode fazer a Comunicação de Venda de um veículo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é obrigação do vendedor realizar a Comunicação de Venda ao Detran. Dessa forma, ele fica isento de qualquer responsabilidade civil ou criminal sobre ocorrências que possam acontecer com o veículo (acidentes ou infrações de trânsito, por exemplo). Caso a comunicação não seja feita, o vendedor se torna responsável pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação ou transferência do veículo.

Quem pode comunicar

O proprietário vendedor ou seu representante legal (procurador).

Onde comunicar

Pelos correios, por despachante ou pessoalmente em uma unidade de atendimento do Detran.

Como comunicar

Pessoalmente

  1. Encontre a unidade de atendimento do Detran-PR mais próxima
  2. Agende um horário para atendimento
  3. Apresente:
  • documento oficial com foto e CPF do proprietário vendedor;
  • fotocópia autenticada frente e verso do CRV, devidamente preenchido, com assinatura e reconhecimento de firma por verdadeiro do vendedor e do comprador (conforme Ordem de Serviço nº 002/2019). Se o CRV não estiver assinado pelo comprador e vendedor, deverá ser apresentada procuração do representante legal.

Pelos correios

1 - Preencha, imprima e assine o formulário

2 - Anexe ao formulário:

  • fotocópia autenticada do documento oficial com foto e CPF do proprietário vendedor;
  • fotocópia autenticada frente e verso do CRV, devidamente preenchido, com assinatura e reconhecimento de firma por verdadeiro do vendedor e do comprador (conforme Ordem de Serviço nº 002/2019). Se o CRV não estiver assinado pelo comprador e vendedor, deverá ser apresentada procuração do representante legal;

3 - Envie o formulário e os documentos por AR (correspondência registrada) para: Av. Victor Ferreira do Amaral, 2940, Capão da Imbuia, 82.800-900, Curitiba - PR.


Por despachante

Apresente fotocópia autenticada do Certificado de Registro de Veículo (CRV) devidamente preenchida com os dados do comprador, com firmas reconhecidas do vendedor e comprador exclusivamente na modalidade por autenticidade.


Atenção! Se a solicitação for feita por procurador, além da documentação acima é necessário apresentar ainda:

Prazo

A comunicação de venda é efetivada em poucos dias.


Forma de atendimento:

Diferentes meios

Quanto custa:

O Detran-PR não cobra taxas para esse serviço. Nos despachantes, consulte o valor.