Emitir guia para pagamento de licenciamento de veículos

O que é

Por meio desse serviço, você pode emitir a guia para pagamento do licenciamento anual de veículos registrados no Paraná.

Somente após a quitação do licenciamento, IPVA, multas e seguro obrigatório, o Detran-PR emite o certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que reconhece a total obediência à legislação.

O vencimento do licenciamento anual é no 2º semestre e a data do pagamento é definida pelos últimos dois dígitos da placa do veículo. Verifique a data na tabela do licenciamento anual de 2022 ou do licenciamento anual de 2023.

Quem pode emitir

Proprietário do veículo.

Onde emitir

Na site do Detran, no PIÁ, no aplicativo Detran InteliGente ou nas unidades de atendimento.

Como emitir

Pelo site do Detran

• Clique em Emitir
  • Informe o número do Renavam e siga as orientações

Pelo PIÁ

• Conclua seu cadastro PIÁ e faça o login, com CPF e telefone celular (você também pode acessar o PIÁ com e-mail, certificado digital ou conta gov.br). Depois disso, o PIÁ descomplica sua vida: não é preciso inserir outros dados para emitir a guia

Atenção! Caso não tenha cadastro PIÁ, clique em Emitir, informe o número do Renavam e siga as orientações

No aplicativo:

• Baixe o aplicativo Detran InteliGente na Play Store ou na App Store.
  • Informe o número do Renavam e siga o passo a passo.

Prazo

A emissão da guia é imediata.

O vencimento da taxa para os veículos novos (0 km) é no momento do registro, antes de fazer o emplacamento.

Para os demais veículos, o vencimento é no segundo semestre de cada ano, e a data depende dos dígitos finais da placa.

As guias têm vencimento máximo de dois dias a partir de sua emissão. Após este prazo, você deverá emitir nova guia.

O que diz a lei

O motorista que for flagrado circulando com um veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro prevê aplicação de multa gravíssima, com punição de sete pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo.