Ingressar na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros

O que é

Você tem duas formas de entrar na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Paraná: como soldado ou como oficial. Nos dois casos é necessário passar por processo seletivo.

O soldado policial desenvolve atividades de segurança pública nas ruas de todo estado e o soldado bombeiro militar faz busca e salvamento de pessoas e bens, de prevenção e combate a incêndios, e missões de Defesa Civil.

Os oficiais das duas corporações são preparados no curso de cadete. Vão atuar no comando, gestão, coordenação e fiscalização do efetivo e vão desenvolver atividades relacionadas às praticas jurídicas e administrativas.

O oficial não combatente segue carreira como capelão ou na área de saúde, como médico; dentista; veterinário e bioquímico.

Como ingressar

Os interessados tanto em ser soldado quanto oficial devem prestar concurso público e a admissão está sujeita a critérios como idade e escolaridade. O ingresso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná, é feito no vestibular da Universidade Federal do Paraná. O ingresso no cargo de soldado policial e bombeiro militar se dá somente por concurso público, após autorização governamental.

As informações podem ser obtidas no site da Polícia Militar ou pelo email pmprconcursos@pm.pr.gov.br.

Prazo

Cada processo tem prazo específico

O que diz a lei

A legislação que regulamenta a atividade policial-militar e de bombeiro militar estão disponíveis no site da Polícia Militar.


Forma de atendimento:

Parcialmente na Internet

Quanto custa:

Taxa de inscrição no concurso.