Emitir credencial de estacionamento para pessoas com deficiência

O que é

Por meio desse serviço, você tem acesso às informações para solicitar a credencial para estacionamento nas vagas destinadas a pessoas com deficiência.

Essas vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, tanto nas ruas e em locais públicos quanto em comércios, shoppings, hospitais e outros estabelecimentos.

A credencial é de uso obrigatório e deve ser colocada sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima. O documento é válido em todo Brasil.

Atenção: a autorização poderá ser suspensa ou cassada se for constatado:

• uso de cópia;
  • rasura ou falsificação;
  • que a vaga especial não foi utilizada por pessoa com deficiência.

Quem pode emitir

Pessoas com deficiência, que ficam responsáveis pela credencial mesmo que não dirijam o veículo.

Onde emitir

A credencial é emitida pelo órgão municipal de trânsito. Em cidades sem órgão municipal, o documento será emitido pelo Detran-PR.

Como emitir

Para atendimento do Detran-PR

Apresente:

• RG com Símbolo de Deficiência emitido pelo Instituto de Identificação do Paraná (II-PR) OU laudo médico atualizado, em que conste o grau da deficiência ou da dificuldade de locomoção (o laudo médico do Detran poderá ser utilizado, desde que o beneficiário seja o condutor)
  • documento oficial com foto e CPF
  • comprovante de endereço

Para atendimento em Curitiba

• o documento é emitido pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT)
  • Verifique documentação necessária e procedimentos no site da Secretaria

Prazo

Varia de acordo com a unidade ou o órgão procurado.

Forma de atendimento:

Diferentes meios