Emitir credencial de estacionamento para pessoas com deficiência

A credencial é o documento obrigatório para uso das vagas de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência. Essas vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, tanto nas ruas e em locais públicos quanto em comércios, shoppings, hospitais e outros estabelecimentos.

A credencial deve ser colocada sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima. O documento é válido em todo Brasil.

Atenção: a autorização poderá ser suspensa ou cassada se for constatado:

• uso de cópia;
  • rasura ou falsificação;
  • que a vaga especial não foi utilizada por pessoa com deficiência.

Quem pode emitir

Pessoas com deficiência, que ficam responsáveis pela credencial, mesmo que não dirijam o veículo.

Onde emitir

Nos órgãos municipais de trânsito ou nas unidades de atendimento do Detran-PR. Em algumas cidades, o atendimento nas unidades é somente com data e hora marcadas. Verifique se sua cidade é uma dessas e evite transtornos.

Como emitir

A credencial é emitida pelo órgão municipal de trânsito. Se não houver, será emitida pelo Detran-PR

As pessoas com deficiência física ou com dificuldade de locomoção devem apresentar:

Varia de acordo com a unidade ou o órgão procurado.

Integralmente Presencial