Solicitar cópia e informações sobre autos de infração de trânsito municipais

O que é

É possível solicitar cópias de documentos e informações de multas de trânsito municipais, como

• cópia do Auto de Infração
  • cópia da Notificação de Autuação
  • cópia do Comprovante da Notificação de Autuação
  • cópia da Notificação de Penalidade
  • cópia do Comprovante da Notificação de Penalidade
  • cópia do Edital de Publicação

Quem pode solicitar

Proprietário, representante legal ou condutor do veículo.

Onde solicitar

Na internet (pelo PIÁ), pelo correio ou pessoalmente.

Atenção! Os recursos on-line estão disponíveis para as cidades de Curitiba, Cianorte, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Telêmaco Borba e Umuarama.

Como solicitar

Pelo PIÁ/usuários não cadastrados

• Clique no botão Solicitar
  • Informe o número do auto de infração e os outros dados solicitados

Um número de protocolo será encaminhado ao e-mail informado na solicitação. Você poderá acompanhar o andamento do recurso com esse número.

Pelo PIÁ/usuários cadastrados

• Clique no botão Solicitar
  • Se você já tiver feito seu login - com CPF e telefone celular - o PIÁ descomplica sua vida: não é preciso inserir outros dados para apresentar o recurso
  • Escolha o auto de infração para o qual deseja as informações
  • Siga o passo a passo

Se tiver dúvidas sobre o cadastro, acesse Cadastrar-se no PIÁ.

Pessoalmente ou pelos correios

1. Preencha e assine o formulário de solicitação (o documento pode ser retirado pessoalmente na sede e nos núcleos regionais de atendimento ou baixado):

2. Assinale o tipo de solicitante, se: proprietário, condutor indicado ou procurador

3. Se pessoa jurídica, é preciso preencher os dados da empresa

4. Informe corretamente a PLACA e o AUTO DE INFRAÇÃO (lembrando que poderá usar um único requerimento por placa, quando houver mais autos de infrações)

5. Para procurações, quando for o caso, é necessário registrar em cartório e anexar cópia do documento oficial com foto do procurador

6 .Informe a forma de recebimento da solicitação (por e-mail ou buscar pessoalmente na sede administrativa).

IMPORTANTE! A solicitação deve ser feita em requerimento separado de qualquer Defesa ou Recurso, independentemente dos prazos recursais.

Endereços:

Prazo

O prazo é de até 20 dias.

O atendimento da solicitação estará sujeito a análise e verificação dos dados obrigatórios do requerente pelo Atendimento do Trânsito, na sede administrativa da Superintendência de Trânsito. Para análise, será considerada a Lei n.º 12527/2011 (Lei do Acesso à Informação).